A presença da mitologia clássica e pensamento filosófico no regresso à Grécia de Sophia M. B. Andresen

Autores

  • Miguel Santos Vieira Investigador Visitante e Professor Assistente Convidado no Heythrop College Universidade de Londres Lecciona as cadeiras de História de Filosofia Grega e Filosofia da Literatura.

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v18i29.9705

Palavras-chave:

Sophia de Mello Breyner Andresen, Poesia Portuguesa Contemporânea, Mitologia, Filosofia Helénica

Resumo

Mesmo quando não a evoca de forma explícita, a obra de Sophia emana quase sempre da presença da cultura clássica e da sua paixão pela Grécia. Não nos encontramos, contudo, perante uma explicação ou encenação fiel dos mitos, mas sim diante de uma mitologia pessoal em que Sophia recria os mitos à sua maneira, interiorizando os elementos míticos ao serviço de uma ontologia que busca as origens do ser. Procuramos aqui, de forma indicativa, dar expressão à presença do mito e temporalidade como pedras de toque do itinerário poético e filosófico do regresso de Sophia à Grécia.

Biografia do Autor

Miguel Santos Vieira, Investigador Visitante e Professor Assistente Convidado no Heythrop College Universidade de Londres Lecciona as cadeiras de História de Filosofia Grega e Filosofia da Literatura.

Miguel Santos Vieira

Nasceu em Lisboa, em 1978. Estudou Filosofia e História das Ideias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi Bolseiro de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian, no Reino Unido (2007-2010) tendo trabalhado como Assistente do Director de Investigação de Heythrop College-Universidade de Londres. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Londres com uma tese sobre a Fenomenologia de Aristóteles em ‘Ser e Tempo' de Heidegger (2010) . Prémio de Mérito Académico atribuido no Imperial College London (2010). Desde 2011, é Investigador Integrado do Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Membro do Seminário Livre de História das Ideias. Em 2012, ganhou uma Bolsa de Pós-Doutoramento do Ministério da Educação e Ensino Superior-Fundação para a Ciência e Tecnologia do Governo Português para desenvolver o primeiro estudo sobre as origens do Mito e Pensamento Filosófico na Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Actualmente é Investigador Visitante e Professor Assistente Convidado no Heythrop College- Universidade de Londres, onde lecciona as cadeiras de História de Filosofia Grega e Filosofia da Literatura.

Downloads

Publicado

2014-05-15