A educação do campo conta Zumbi

Autores

  • Anna Estevez UNIRIO
  • Roberta Lobo UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v18i30.9747

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação do Campo, Arena Conta Zumbi.

Resumo

O presente ensaio aborda a experiência inacabada de uma releitura contemporânea de Arena conta Zumbi, de Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo, encenada pelo Teatro de Arena em 1965. Experimento realizado pelos sujeitos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A educação do campo como herdeira da educação popular carrega desafios de inventar diante da crise civilizatória em que vivemos o fio da meada perdido entre teorização da vida social, experiência de autoformação estética e prática comunitária.

Biografia do Autor

Anna Estevez, UNIRIO

Anna Esteves
Formada como atriz pela Escola de teatro Martins Pena (2003). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e Doutora em Letras, Línguas e Espetáculos pela Université Paris Ouest Nanterre la Défense (2012). Pesquisadora vinculada ao Projeto Integrado um Estudo sobre o Cômico da UNIRIO (2005/2007) e do Grupo de Estudos de Teatro Político no Centro do Teatro do Oprimido (GETP/CTO -- 2012/1013). Atualmente participa como pesquisadora do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (UNIRIO), do CRILUS - Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone - (NANTERRE) e do Projeto de pesquisa Pensamentos marginais e práticas divergentes: um olhar
sobre o corpo e suas relações com a sociedade, coordenado pela Prof. Viviane Narvaes (UNIRIO).Última publicação: As (des)potencialidades da estética e política na cena teatral contemporânea, no Caderno de resumos / 2ª JORNADA NACIONAL ARQUITETURA, TEATRO e CULTURA, coord. Geral: Evelyn Furquim Werneck Lima, Rio de Janeiro, Brasil, UNIRIO, Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, 2014.83p. Ultima produção artística: atuou como atriz e confecção do cenário da peça Maria Lira (2008/2009), da Cia Ícaros do Vale, do Vale do Jequitinhonha/MG, sob direção de João das Neves.

Roberta Lobo, UFRRJ

Roberta Lobo
Professora de História e Filosofia do Departamento Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da UFRRJ. Defendeu seu Mestrado em História Social na UFRJ em 1999 com a dissertação A Imaginação Estética em Visão do Paraíso: A Escrita da História em Sérgio Buarque de Holanda. Seu doutorado foi realizado na Universidade Federal Fluminense, onde defendeu em 2005 a tese A Dialética do Trabalho no MST: A construção da Escola Nacional Florestan Fernandes. Atualmente pesquisa sobre os (des) caminhos da Educação Popular no Brasil Contemporâneo, dando ênfase à potencialidade educativa das experiências estéticas nos processos de formação humana. Coordena o Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação Popular da UFRRJ/CNPq. Livros Publicados: Lobo, Roberta; Teixeira, Luiz. Educação e Formação do Humano. SP: Edições Loyola, 2007; Lobo, Roberta.(org.) Educação e Crítica da Imagem. Reflexões sobre a contemporaneidade. RJ: Editora da EPSJV/FIOCRUZ, 2010; Hussak, Pedro; Lobo, Roberta; Rizzo, Gabriela (orgs). Reflexões sobre Educação e Barbárie. RJ: EDUR, 2010. Lobo, Roberta; Perruso, Marco Antônio (orgs). Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade: A experiência da UFRRJ. Brasília: F&F Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2017-04-12