Comentários do leitor

Descomplicando o Sped

por NAndez S (2019-03-18)


Sped EFEITOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DA EFD (ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL) CONTRIBUIÇÕES NAS EMPRESAS PRIVADAS.

Quanto aos meios a pesquisa é tida como bibliográfica, uma vez que utilizou estudo sistematizado curso sped e financeira de dados teóricos, com material já publicado para explicar problema proposto; e pesquisa de campo, já que foi realizada coleta de dados por meio de entrevista aplicada às empresas.

A partir do advento lei nº 12.546-2012 SPED PIS COFINS passou a denominar-se EFD-Contribuições, pois além das informações de PIS e COFINS, contempla também as informações da previdência privada (INSS) aplicando percentual sobre a receita bruta, incidentes nos setores de serviços e industriais sobre as receitas auferidas referentes aos serviços nela relacionadas.

Surgimento dessa ferramenta fiscal possibilitou a evolução de uma contabilidade sistematizada deixando de ser uma ciência criativa e passou a ser uniformizada e padronizada todos os seus procedimentos contábeis, assim tendo como referência a legislação tributária.

De acordo com conceituação de Sped também conhecido como a Escrituração Fiscal Digital (EFD) dado pela Receita Federal do Brasil que oinstitui como um arquivo digital, que é composto por escriturações relativas a documentos fiscais e outros tipos de informações relevantes ao fisco.

A pesquisa bibliográfica utilizou do estudo de dados teóricos para fundamentar problema proposto, juntamente com análise do resultado sobre as entrevistas realizadas, para obter e percepção do SPED de quem lida com seus projetos diariamente, buscando saber quais os benefícios e desafios destes profissionais.

A ED (escrituração Digital) - é um arquivo 100 % digital, que constitui-se de um misto de escriturações de documentos fiscais e outras informações do maior interesse dos fiscos federados e da Secretaria da Receita Federal, bem como as informações de apuração de impostos das operações praticadas pelo contribuinte.

Durante período estipulado no mês novembro de 2012 aplicou-se as entrevistas com os profissionais em diversas empresas na cidade de Bagé, da mesma forma, a pesquisa bibliográfica teve continuidade desde a aprovação do Projeto de Pesquisa no mês de Julho de 2012, analisando conteúdos publicados sobre SPED.

Ao mesmo tempo é possível objetivar que Sped simplificou a maneira de como analisar e fiscalizar desempenho das atividades das entidades obrigadas a utilizá- lo.

Por outro lado os profissionais de contabilidade sejam os contadores, auditores e peritos conseguiram uma ferramenta gerencial para as tomadas de decisões em longo prazo.