Nietzsche e a ideia do professor como um “mal necessário”

Autores

  • Djalma Lopes da Silva Instituto Federal Fluminense. Quissamã, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v10i1.27121

Palavras-chave:

Nietzsche, Trágico

Resumo

O objetivo deste artigo é expor a crítica de Nietzsche aos estabelecimentos de ensino de sua época, que, segundo ele, eram espaços onde predominava uma educação que formava apenas para o funcionalismo e para o lucro, o que poderia sufocar a possibilidade de uma educação voltada para a “verdadeira cultura”; bem como refletir sobre a afirmação feita por ele, no aforismo 282 de “O andarilho e sua sombra”, de que o professor seria um mal necessário.

Biografia do Autor

Djalma Lopes da Silva, Instituto Federal Fluminense. Quissamã, RJ.

Doutorando em Filosofia pelo PPGF-UFRJ.

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Publicado

2017-03-16

Edição

Seção

Artigos