Estratégia Saúde da Família e o imperativo da vida saudável: capturas biopolíticas e sociedades de controle – ou sobre a crítica de Foucault e Deleuze

Autores

  • Irene Lopes Vieira Alves da Cunha Oliveira UFF
  • Rodrigo Siqueira-Batista UFF

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v11i2.27213

Palavras-chave:

biopolítica, estratégia de saúde da família, sociedade de controle

Resumo

O artigo apresenta uma análise da Estratégia Saúde da Família (ESF) em busca de uma compreensão de suas possibilidades e limites. A pergunta orientadora pôde ser assim formulada: a ESF, desenhada – também – para se contrapor ao modelo assistencial hegemônico biomédico, tem sido capaz de atingir esse objetivo? Para tanto recorreu-se aos conceitos de biopolítica e de biopoder – formulados por Michel Foucault – e às considerações acerca das sociedades de controle de Gilles Deleuze, para a análise das questões concernentes à promoção à saúde e ao ideário da vida saudável. Os referenciais foucaultianos e deleuzianos permitiram compreender, no campo de atuação da ESF, tanto o poder (i) exercido sobre o corpo de seus usuários – buscando capturá-los e modulá-los –, quanto aquele (ii) dirigido à coletividade. Verificou-se que a ESF tem corrido o risco de se constituir um instrumento de governo dos indivíduos que poderá ser ainda mais eficaz do que aquele exercido no âmbito do hospital.

Biografia do Autor

Irene Lopes Vieira Alves da Cunha Oliveira, UFF

Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rodrigo Siqueira-Batista, UFF

Médico e filósofo. Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Professor Titular da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP); Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos