Do livro à tela do cinema – a obra literária "Os Pássaros" e sua experimentação cinematográfica: uma problematização a partir de Gilles Deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v14i1.38936

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Filosofia, Experimentação. Criação

Resumo

A proposta do artigo é pensarmos a partir de Deleuze o problema da criação, em especial, a passagem de uma obra literária para o cinema, como uma ‘fabulação criadora’ e não apenas enquanto adaptação. Na perspectiva de pensarmos o movimento entre duas possibilidades de expressão, partiremos de um estudo comparativo entre a obra literária “Os Pássaros” (1936) do escritor Frank Baker, e sua adaptação para o cinema, ocorrida em 1963, sob a direção Alfred Hitchcock. É o que chamaremos de uma travessia ou processo de re-criação da obra literária para a Sétima Arte. A partir de Deleuze, problematizaremos essa passagem da literatura para o cinema a partir dos efeitos de uma experimentação subjetiva. Nesse sentido, um filme não pode ser julgado pelo critério de “fidelidade”, já que a experimentação do movimento de criação da literatura para o cinema envolve a fabulação, a invenção e a traição. Seguindo o pensamento deleuziano, o que o cineasta faz é simplesmente um “roubo”, mas para o filósofo “roubar é o contrário de plagiar, de copiar, de imitar ou fazer como”, pois para Deleuze é difícil pensar “o novo” sem retornar o já pensado e é este caminho que o cineasta faz, pois ele retorna ao romance literário para poder criar seu filme e é “roubando a ideia” do escritor que o cineasta fará a sua adaptação, uma “repetição” da obra, para criar a “diferença”, um novo o filme.

Biografia do Autor

Alex Fabiano Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros, MG

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Filosofia, do Mestrado Profissional em Filosofia e do Mestrado em Estudos Literários, Unimontes, MG.

Adhemar Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Professor de Filosofia e Educação e Epistemologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi. 

Referências

BAKER, Frank. Os Pássaros. Tradução de Bruno Dorigatti, Rio de Janeiro, DarckSide Booksm, 2016.

BOTELHO, Michael Jonas e DUDALSKI, Sirlei Santos. “Das páginas do livro para as telas do cinema: Um estudo comparativo entre adaptações fílmicas de Ratos e Homens de John Stenbeck”. Revista Criação & Critica, nº 16, <http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/issue/view/8756/showToc> (último acesso em 07/02/2020), 2016.

BRESSANE, Julio. Cinema Deleuze. Gilles Deleuze: uma vida filosófica, Éric Alliez (org.). Tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 545-548

Cardoso, Luís Miguel. Literatura e Cinema: Vergílio Ferreira e o espaço do indivisível, Lisboa, Edições 70, 2016.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo, Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Cinema I: A imagem-movimento. Tradução de Rafael Godinho, Lisboa, Assírio & Alvim, 2004.

DELEUZE, Gilles. Cinema II: A Imagem-Tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro, Revisão Filosófica, Renato Janine Ribeiro, São Paulo, Brasiliense, 2007.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? Dois regimes de Loucos. Tradução de Guilherme Ivo, edição preparada por David Lapoujade, revisão técnica de Luiz B. L. Orlandi, São Paulo, Editora 34, 2016. p. 332-343

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado. Junior e Alberto A. Muñoz, Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.

EPSTEIN, Jean. O cinema do diabo: Filme contra livro. Tradução de Marcelle Pithon. In A Experiência do Cinema:antologia, XAVIER, Ismail (Org.), Rio de Janeiro, Graal, Embrafilme, 1983. p. 293-296

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação, 3ª ed, 1ª remp. Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

HAZIN, Elizabeth. Desejo e representação: a literatura no cinema. O cinema e seus outros, Brasília, LGE, 2009.

LACOTTE, Suzanna Hême de. Deleuze: philosopohie et cinema, Paris, L´Harmattan, 2001.

LA SILVA, André Luis. As relações entre Imagens: um estudo dos conceitos do cinema para Gilles Deleuze. Rio Janeiro, Livros Ilimitados, 2012.

McFARLANE, Brian. Novel To Film: An Introduction To The Theory Of Adaptation. Oxford University, Clarendon Press, 1996.

MOGG, Ken. Introdução. In. Os Pássaros, Baker Frank. Tradução de Bruno Dorigatti, Rio de Janeiro, Darckside Books, 2016.

MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. Tradução de João Luiz Vieira. In A Experiência do Cinema:antologia, XAVIER, Ismail (Org.), Rio de Janeiro, Graal, Embrafilme, 1983. p. 435-453

PARENTE, André. O cinema do pensamento. Passagem, Cidade e Cybercidade. In. Gilles Deleuze: Uma vida Filosófica. ALLIEZ, Éric. (Org.), Tradução de Ana lúcia de Oliveira, São Paulo, Editora 34, 2000. p. 535-543

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Revista Ilha do Desterro, nº 51, <https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/issue/view/653> (último acesso em 07/02/2020), 2006.

VASCONCELOS, Jorge (2006), Deleuze e o Cinema, Rio de Janeiro, Ciência Moderna

Downloads

Publicado

2021-05-03