Sobre o Portal

O Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi idealizado e desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), em conjunto com os editores das revistas dos Programas de Pós-graduação da UFRJ, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (SuperTIC) e do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI). O objetivo deste Portal é reunir e divulgar os periódicos científicos em formato eletrônico editados na UFRJ em seus diversos campos de atuação e que fazem uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) difundido pelo IBICT. O Portal é permanentemente atualizado e o acesso é livre e gratuito. Todo o conteúdo das revistas é de responsabilidade dos editores. A UFRJ conta também com o Diretório de Periódicos que reúne os periódicos eletrônicos e impressos publicados por toda a UFRJ e que pode ser acessado a partir da página do SiBI.

SOBRE A CRIAÇÃO DE PERIÓDICOS

Para criar uma revista no Portal de Periódicos da UFRJ é necessário que já possua: 

a) Documento que vincula a Revista a um Departamento ou Programa de Pós-Graduação ou Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq. 
b) Um projeto descritivo contendo: 
- Nome da Revista 
- Logo da Revista 
- Equipe Editorial: 
      - Editores (responsáveis pela publicação com vinculo ativo na UFRJ)
      - Comissão Editorial (Grupo pequeno de pesquisadores que apoiam os editores) 
      - Conselho Consultivo (Grupo de pesquisadores/avaliadores da Revista) 
      - Suporte (Quem resolverá os problemas técnicos da revista) 
- Foco e Escopo 
- Periodicidade 
- Diretrizes para autores (de acordo com as normas da ABNT) 


ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. É um código interoperável com outros sistemas ID, o que quer dizer que permite importação/exportação de dados com o ResearcherID, sistema proprietário da Thomson Reuters, por exemplo.



Revistas

Sobre este sistema de publicação