Portal de Periódicos da UFRJ


O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro abriga as revistas científicas eletrônicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. Possui como objetivo promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos da Instituição.


PARA PESQUISA SIMULTÂNEA EM TODAS AS REVISTAS HOSPEDADAS NESTE PORTAL: preencha caixa de texto ao lado direito de sua tela - clique Pesquisar

PARA SUBMETER ARTIGO A QUALQUER DOS TÍTULOS RELACIONADOS ABAIXO: clique em CADASTRAR abaixo da revista de seu interesse - Clique em ACESSAR A REVISTA - leia INFORMAÇÃO PARA AUTORES


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos

A AbeÁfrica: revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos, ISSN 2596-0873, periódico semestral da Associação Brasileira de Estudos Africanos publica trabalhos inéditos desenvolvidos em torno dos Estudos Africanos em perspectiva interdisciplinar, envolvendo campos do conhecimento tais como a Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Literatura e Crítica Literária, Relações Internacionais, Sociologia e outros.

[ A revista recebe submissões em fluxo contínuo ]

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Aisthe

Revista da linha de estética
do Programa de Pós-graduação em Filosofia
da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Alea: Estudos Neolatinos

Revista quadrimestral organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa à divulgação de trabalhos de pesquisa originais provenientes das diversas áreas de produção de conhecimento relacionadas com as Letras Neolatinas. Avaliada pela CAPES com Qualis A1, nas versões impressa e online, e indexada em SciELO, Scopus, Web of Science e outras bases regionais como Latindex e Redalyc 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais de Filosofia Clássica

Anais de Filosofia Clássica

Os Anais de Filosofia Clássica publicam semestralmente textos de filosofia clássica submetidos ao seu conselho editorial internacional e trabalhos selecionados apresentados nos seminários e simpósios do Laboratório OUSIA de Estudos Clássicos da UFRJ e seus parceiros.

Os manuscritos são submetidos à avaliação cega de pares.

Principal via de discussão filosófica e filológica do Laboratório OUSIA junto a centros de pesquisa em filosofia e filologia clássica de universidades em vários países, a revista visa integrar em sua linha editorial os rumos e resultados desta colaboração.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Analytica. Revista de Filosofia

A Analytica. Revista de Filosofia é um periódico semestral publicado sob a responsabilidade do Seminário Filosofia da Linguagem e voltado para a publicação de textos que reflitam uma compreensão de filosofia entendida como análise conceitual e argumentação, sem privilegiar qualquer posição filosófica particular.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Anuário do Instituto de Geociências

O Anuário do Instituto de Geociências (ISSN 0101-9759) é uma publicação regular do Instituto de Geociências - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicado desde 1977. O Anuário publica artigos inéditos, cobrindo todos os campos de atuação no âmbito das Ciências da Terra, tais como questões ambientais, antropológicas, geomorfológicas, geológicas, paleontológicas e meteorológicas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Arquivos Brasileiros de Psicologia

Em processo de migração

ISSN 1809-5267

A missão da Arquivos Brasileiros de Psicologia foi sempre a de acolher e difundir a diversidade das produções científicas e profissionais da Psicologia e áreas afins, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Permanece assim a abertura a contribuições de todas as áreas da Psicologia.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Arquivos em Movimento

O periódico científico ARQUIVOS em MOVIMENTO é a revista eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo objetivo é divulgar e fomentar a produção científica da área voltada à Educação Física, Esportes, Lazer e Dança, bem como as suas interfaces, nas diferentes vertentes, das humanas, sociais e biomédicas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Arte & Ensaios

Arte & Ensaios é uma publicação semestral organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ. A revista tem se destacado, ao longo de sua existência, pela publicação de textos relevantes para o campo da arte, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros, professores e alunos do Programa. As colaborações de autores nacionais são extremamente importantes para a revista, pois exibem o universo de pesquisa acadêmica ao relacionar o estado do problema intelectual referido pelo tema da revista aos textos traduzidos de autores internacionais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Cadernos IPPUR

Periódico direcionado ao público acadêmico interdisciplinar e editado entre 1986 e 2009 pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ. Todos os números que compõem a coleção do referido periódico encontram-se disponíveis para consulta e download.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos Neolatinos

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

CALÍOPE: Presença Clássica

A Calíope: Presença Clássica é uma das mais tradicionais revistas de Letras Clássicas do Brasil. Fundada em 1984, tem abrigado, ao longo de seus 35 anos ininterruptos de existência, artigos científicos voltados à Antiguidade clássica, Medievo e Renascimento. De periodicidade semestral, utiliza a plataforma SEER de editoração de periódicos científicos e o sistema de avaliação cega entre pares, recebendo submissões em fluxo contínuo. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Encontra-se indexada em The Ancient World Online (AWOL) e Latindex. Em suas 36 edições, publicaram artigos importantes pesquisadores nacionais e internacionais. Atualmente, integram seu comitê científico: Alfred Dunshirn (Universität Wien), David Konstan (New York University), Edith Hall (King’s College London), Frederico Lourenço (Universidade de Coimbra), Gabriele Cornelli (UnB), Gian Biagio Conte (Scuola Normale Superiore di Pisa), Isabella Tardin (Unicamp), Jacyntho Lins Brandão (UFMG), Jean-Michel Carrié (EHESS), Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra), Martin Dinter (King’s College London), Victor Hugo Méndez Aguirre (Universidad Nacional Autónoma de México), Violaine Sebillote-Cuchet (Université Paris 1) e Zélia de Almeida Cardoso (USP). Seus editores responsáveis são os professores Fábio Frohwein de Salles Moniz (UFRJ), Fernanda Lemos de Lima (UERJ) e Rainer Guggenberger (UFRJ).

Calíope: Presença Clássica is amongst the most traditional journals of Classics in Brazil. Founded in 1984, it hosted during its 35 years of uninterrupted existence, scientific articles in the field of Classical Antiquity, Latin Middle Ages, and Latin Renaissance. The two annual editions are published on the academic platform SEER, passing through a double peer reviewed process. Articles can be sent anytime. The journal is linked to the Postgraduate Program in Classics (Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC)) of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Its 36 editions include publications of important Brazilian and international scientists. The scientific board consists of Alfred Dunshirn (Universität Wien), David Konstan (New York University), Edith Hall (King’s College London), Frederico Lourenço (Universidade de Coimbra), Gabriele Cornelli (Universidade de Brasília), Gian Biagio Conte (Scuola Normale Superiore di Pisa), Isabella Tardin (Unicamp), Jacyntho Lins Brandão (Universidade Federal de Minas Gerais), Jean-Michel Carrié (EHESS), Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra), Martin Dinter (King’s College London), Victor Hugo Méndez Aguirre (Universidad Nacional Autónoma de México), Violaine Sebillote-Cuchet (Université Paris 1) and Zélia de Almeida Cardoso (USP). Calíope’s editors are Fábio Frohwein de Salles Moniz (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernanda Lemos de Lima (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) and Rainer Guggenberger (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

CODEX - Revista de Estudos Clássicos

CODEX -- Revista de Estudos Clássicos

Codex - Revista de Estudos Clássicos é um periódico semestral online (ISSN 2176-1779), com avaliação cega de pares, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado ao PROAERA - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade e ao PIPGLA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Criada em 2009, tem como missão oferecer aos interessados amplo mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Clássicos, a partir da produção bibliográfica que delas se origina, de modo que os leitores possam acompanhar as pesquisas empreendidas por estudiosos que se dedicam a uma área de conhecimento que prospera largamente no Brasil. A Codex recebe submissões em fluxo contínuo para seus números atemáticos e submissões para seus números temáticos dentro de prazos anunciados em chamadas públicas, sem nenhuma cobrança de taxas. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores, mas também de estudantes de pós-graduação em Filosofia Antiga, Letras Clássicas, História Antiga, Arqueologia e áreas afins; trabalhos de graduandos ou graduados são bem-vindos, desde que em coautoria com doutor, em situação de orientação científica.

Codex - Journal of Classical Studies is a double-blind peer-reviewed biannual journal (ISSN 2176-1779), sponsored by the Federal University of Rio de Janeiro (Brazil), by PROAERA - Group of Studies in Representation of Classical Antiquity and by PIPGLA - Interdisciplinary Graduate Studies Program in Applied Linguistics. Since 2009 publishes scientific papers in the field of Classical Studies. Its mission is to offer a vast mapping of research in the Classical Studies area, thus the target audience - students, professors, researchers - is able to follow the research done by those who contribute to the growth of this field in the country and abroad. The journal accepts submissions all year round, free of charge. Codex encourages authors to submit original unpublished articles in the area of Ancient Philosophy, Philology, Ancient History, Archeology and related areas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ComparArte

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

nº 21

DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude

Desidades é uma revista eletrônica de divulgação científica na área da infância e juventude. É uma publicação trimestral, avaliada por pares, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas -- NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comprometida com a divulgação do conhecimento científico além dos muros da universidade.

Publica artigos originais, entrevistas e resenhas que se destinem a discutir criticamente, para um público amplo, aspectos da infância e da juventude frente a seu processo de emancipação. Uma secção de Informações Bibliográficas tem por objetivo difundir as publicações recentes sobre infância e juventude no âmbito das ciências sociais e humanas. Uma versão em português e outra em espanhol da Desidades estão disponíveis para os leitores. A publicação pretende ser um meio eletrônico de difusão de debates e ideias no espaço latino-americano para todos os que queiram ser instigados a refletir sobre os desafios e as dificuldades de viver sendo criança ou jovem no contexto das sociedades atuais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Diadorim

Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O seu objetivo é  divulgar as investigações linguísticas e literárias inéditas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. A temática da revista está centrada nas grandes áreas de concentração do Programa: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Portuguesa e Africanas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social

Publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação e Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ.

DILEMAS visa publicar em fluxo contínuo contribuições científicas originais e inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas da área de ciências sociais (prioritariamente sociologia e antropologia). Tem como missão promover o desenvolvimento científico e o debate de ideias nos temas da área de estudos dos conflitos e do controle social em ciências sociais, como: comportamentos desviantes, violências, crime, moralidade, conflitos envolvendo movimentos sociais e ação coletiva, conflitos urbanos, justiça criminal, segurança pública, instituições públicas e privadas de controle social. O público alvo é constituído de leitores de nível universitário em geral, especialmente da área de ciências humanas e principalmente estudantes e especialistas nas áreas de criminologia, sociologias do crime, da violência, das instituições, de controle social; antropologias do direito, da violência e dos conflitos urbanos; e áreas afins.

DILEMAS não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica. Estes são de total responsabilidade de seus autores. 

DILEMAS está classificada como A2 no Qualis periódicos da Capes. 

 

ISSN Eletrônico: 2178-2792. ISSN Impresso: 1983-5922

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista ECO-Pós

A Revista ECO-Pós está aberta a contribuições de pesquisadores da área da Comunicação e afins que estejam empenhados em compreender a vida social a partir da amplitude e da dinâmica do campo da comunicação, que vem alterando sensivelmente: as relações dos indivíduos com o espaço e o tempo; os regimes de verdade; a experiência social do real; as relações entre técnica, humanidade e cultura; os processos cognitivos e os fenômenos perceptivos; os rituais e práticas de rememoração; os regimes discursivos e os modos de subjetivação; a produção social de sentidos e as representações culturais; as configurações identitárias e os estilos de vida; as formas de sociabilidade; os modos de ativismo e participação política; os mecanismos de visibilidade, resistência e poder; as formas de comunidade e de solidariedade; as políticas públicas; os circuitos de produção, distribuição e consumo de bens culturais; as estruturas, os agentes e as regras de funcionamento do campo midiático; o estatuto da imagem; as transformações do espaço e da imagem públicos; as produções artísticas; as configurações estéticas; os sentidos do gosto; o culto, o popular, o massivo e outros sistemas de classificação cultural; os sensos estéticos, éticos e morais; os modos de regulação da vida social; as possibilidades de interações e agenciamentos políticos, afetivos e simbólicos produzidos por diferentes agentes e segmentos sociais; e os processos e fluxos que vêm permitindo a gestão da informação e do conhecimento. Em outras palavras, refletir sobre a complexa realidade atual implica na elaboração de interpretações que levem em conta as mudanças em curso e operem com os processos, tecnologias e circuitos comunicacionais que, cada vez mais, constituem-se nos alicerces do mundo contemporâneo.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Economia Contemporânea

A Revista de Economia Contemporânea é um periódico quadrimestral do Instituto de Economia da UFRJ que publica artigos acadêmicos inéditos em temas variados no campo da análise econômica. Seguindo a tradição de debate e crítica do IE-UFRJ, a REC se propõe plural e aberta ao diálogo entre as distintas correntes teóricas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento em economia e na discussão da política econômica e temas afins.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Enfoques

A Revista Enfoques é a publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A revista vem, desde 2002, contribuindo para a divulgação de atividades de pesquisa de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores na área das ciências sociais.

A Enfoques trabalha com fluxo contínuo, recebendo artigos, resenhas e entrevistas que podem ser enviados em português, inglês ou espanhol para publicação na língua original.

Está classificada como B4 no Qualis periódicos da Capes.

ISSN Eletrônico: 1678-1813.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Estudos Libertários

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Espaço Aberto

É uma revista da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se propõe a contribuir com o avanço do conhecimento geográfico ao divulgar resultados de pesquisas de cunho acadêmico produzidas no âmbito da Geografia e de outras ciências afins. Pretende ser um espaço de debate teórico e metodológico da diversidade de temáticas e abordagens da Geografia e de discussão de questões pertinentes à academia e à sociedade contemporânea. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea

Esta revista se destina à veiculação de textos sobre a ficção e a poesia produzidas nos trópicos durante as últimas décadas.

Democrática no próprio nome, mantém-se aberta do ponto de vista temático, recebe submissões em regime de fluxo contínuo e se divide em quatro seções: Artigos, Ensaios, Entrevistas e Resenhas.

Assim, pode comemorar a presença, nas páginas das vinte edições lançadas durante seus dez anos de existência, de centenas de ensaístas, ficcionistas e poetas conhecidos pela qualidade do trabalho que desenvolvem.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Garrafa

A Revista Garrafa recebe textos teóricos das áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Literária e Estudos Culturais, além de resenhas de obras contemporâneas e traduções. A Revista é publicada semestralmente online e dirigida, em princípio, a estudantes de pós-graduação em formação, mas também a pesquisadores, doutores.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Habitus

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Indisciplina em Linguística Aplicada

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada vinculada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual. A revista, assim, terá um escopo de interesse amplo, atraindo pesquisas de diversas áreas que têm produzido conhecimento relevante sobre a relação entre linguagem e sociedade. A proposta político-epistemológica da Revista Indisciplina forja-se na intersecção das viradas linguística, performativa, somática, espacial e afetiva que chamaram a atenção das ciências humanas e sociais para as múltiplas relações entre linguagem, corpo, espaço e história para se entender a cultura e a sociedade onde está inserida. Serão aceitos trabalhos que dialoguem com as três linhas de pesquisa do PIPGLA: Discurso e Letramentos, Discurso e Práticas Sociais e Discurso e Transculturalidade.  

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista intransitiva

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Ítaca

A revista Ítaca (Qualis B4) é uma publicação impressa (1519-9002) e eletrônica (1679-6799) que divulga a produção acadêmica de discentes de programas de pós-graduação.

A revista Ítaca é um periódico acadêmico administrado e editado por discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De caráter amplo e agregador, a revista Ítaca pretende ser um fórum de discussão sem restrições dadas por linhas de pesquisa, correntes de pensamento ou ideologias.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

INTER: REVISTA DE DIREITO INTERNACIONAL E DIREITOS HUMANOS DA UFRJ

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

LaborHistórico

LaborHistórico é uma revista semestral on-line dos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) e Letras Neolatinas (PPGLEN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Tem como foco estudos desenvolvidos a partir de fontes escritas nos quais se destaque o labor do historiador diante de seu material de trabalho. Nessa temática, são bem-vindas contribuições de distintas áreas do saber, como Filologia (Crítica Textual), Linguística Histórica e História. 

Classificação Qualis Periódicos CAPES (quadriênio 2013-2016): B4.

ISSN: 2359-6910

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Línguas & Ensino

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Linguagens Gráficas

Revista interdisciplinar de comunicação visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ

Para acessar as edições, clique nos links do menu no alto da página: atual, para a edição corrente, ou anteriores, para edições passadas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Linguíʃtica

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Memórias Indígenas

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Metamorfoses - Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros

A revista Metamorfoses tem por objetivo difundir as literaturas e culturas dos países de língua portuguesa, bem como o possível diálogo com outras literaturas e culturas estrangeiras, contemplando, assim as três áreas que integram a Cátedra Jorge de Sena para estudos luso-afro-brasileiros. Além da temática central de cada número, são aceitas contribuições para a Seniana, seção da revista destinada a publicações sobre a obra de Jorge de Sena. Incluem-se também na revista espaços para alguns textos fora da temática central, resenhas e entrevistas ligadas às três áreas que a compõem.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos

METAXY é uma revista semestral do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ.

A Revista busca articular diferentes linhas de pesquisa que destacam as reflexões sobre os distintos atores sociais, quer como forças de criação de direitos quer como forças de produção de conhecimentos.

Tem uma perspectiva editorial que articula teoria e prática na relação com as ações e políticas de Estado no campo dos direitos humanos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Mulemba

Mulemba é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da área de Literaturas Portuguesa e Africanas e pauta-se pela intenção de divulgar a produção das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Oecologia Australis

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Paisagens Híbridas

Paisagens Híbridas

O número de abertura da Revista Paisagens Híbridas  formulou um dossiê cuja abordagem temática parece pouco convencional, na medida em que, afinal, demarcamos simbolicamente o nascimento de uma revista abordando uma temática antagônica ao advento do nascimento, relacionada à ideia de finitude, perecimento, extinção, perda, aniquilamento. Portanto, a morte foi o tema selecionado para que os ensaístas convidados pensassem inúmeras possibilidades capazes de refletir as relações, no cotidiano, de uma paisagem onde o fluxo e o pulsar da vida são alterados pela instalação do fim, enunciado pelo espectro da morte, de todas as coisas. Portanto, o leitor perceberá, no mosaico de textos que formam o número de abertura da nossa Revista, como as visões sobre vida e morte são amplamente moldadas pela trans-historicidade e trans-culturalidade, que operam um desenho dos cotidianos da paisagem marcado pela transversalidade que referenciam os olhares de um corpo social que ainda rejeita ou, no mínimo, têm limitações de compreender e elaborar o fim da existência da vida no mundo.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som

Policromias reúne trabalhos cujo objeto é a materialidade discursiva da língua, da imagem e da sonoridade, integrando aspectos das linguagens verbal e não verbal, em diferentes áreas de produção simbólica, histórica e social do conhecimento humano.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Puericultura e Pediatria

O jornal Puericultura e Pediatria é o periódico oficial do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ). Trata-se de jornal eletrônico semestral voltado para a divulgação de conhecimentos na área materno-infantil e na área de medicina do adolescente.

Este periódico está aberto para a avaliação de trabalhos provenientes de outras unidades de ensino da Pediatria no país e no exterior. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Praia Vermelha

A Revista Praia Vermelha é um periódico científico semestral com mais de vinte anos de existência na área do serviço social.

Editado pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRJ, um dos mais renomados da área, o periódico permanece como uma das publicações mais conhecidas no campo do serviço social brasileiro. Em sua trajetória, a revista contribuiu com a disseminação de conhecimento sobre temas candentes de nossa sociedade.

Dando continuidade a essa história tão importante, reestruturamos a equipe editorial-científica permanente do periódico e adotamos uma política de submissões de artigos continuamente aberta, com eventuais dossiês temáticos. Assim, convidamos autores e autoras a submeterem seus artigos para nossa apreciação.

A Revista Praia Vermelha recebe textos que contenham análises baseadas em pesquisas originais no campo das políticas públicas, políticas sociais, serviço social e teoria social.

Andrea Moraes
Editora-chefe

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Práticas em Gestão Pública Universitária

A Revista PGPU é um periódico eletrônico semestral, de acesso livre e irrestrito, que visa à divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos - voltados para a área da Gestão Pública Universitária - de técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados), gestores, pesquisadores, docentes, discentes e trabalhadores terceirizados das instituições públicas de ensino superior de todo o país, priorizando a publicação de trabalhos escritos por técnicos administrativos ou que contenham técnicos entre seus autores.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Recorde: Revista de História do Esporte

Recorde: Revista de História do Esporte é uma revista científica editada pelo “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IH/UFRJ). Publica artigos que se debruçam sobre as práticas corporais institucionalizadas (esporte, educação física, dança, ginástica, capoeira, entre outras), bem como sobre as atividades de diversão/lazer, desde o ponto de vista das ciências humanas e sociais, especialmente da História.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO

A REVISBRATO - Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (ISSN eletrônico 2526-3544) é um periódico científico trimestral, criado por docentes dos departamentos de Terapia Ocupacional de cinco grandes Universidades Federais do Brasil, sendo cada uma de uma região diferente do país. São elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2013 estas Universidades Federais se reuniram para a construção deste projeto interinstitucional, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento técnico-científico da Terapia Ocupacional, em sua pluralidade regional. Trabalhará no desenvolvimento e divulgação de pequisas em suas diversas áreas especificas e correlatas, assim como, na ampliação do diálogo inter e transdiciplinar no âmbito nacional e internacional. A REVISBRATO aceita artigos em português, inglês e espanhol produzidos por terapeutas ocupacionais, docentes, pesquisadores, estudantes, gestores e público relacionado.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Redescrições

Revista Redescrições - Revista on-line do GT de pragmatismo e Filosofia Norte-Americana (ISSN: 1984-7157) é uma publicação quadrimestral do GT-Pragmatismo e  Filosofia Americana da Anpof. O conteúdo dos artigos publicados trata de temáticas relacionadas ao pragmatismo, à filosofia americana de uma maneira geral, ou uma aplicação do método de investigação pragmatista a questões contemporâneas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Brasileira de Música

A REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA, fundada em 1934, é o primeiro periódico acadêmico-científico sobre música no Brasil e tem como missão fomentar a produção e disseminação do conhecimento científico e artístico no âmbito da música, estimulando o diálogo com áreas afins, através da publicação de artigos, ensaios teóricos, pesquisas científicas, resenhas, partituras, comunicações, entrevistas e informes. A RBM apresenta pesquisas originais, refletindo o estado atual de conhecimento da área e atende a um perfil diversificado de leitores entre pesquisadores de música, músicos, educadores, historiadores, antropólogos, sociólogos e estudiosos da cultura. Publicação do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a RBM é periódico arbitrado e acolhe textos em português, inglês e espanhol. Em versão impressa e eletrônica de acesso gratuito, com periodicidade semestral, de circulação nacional e internacional, a RBM está indexada nas bases RILM Abstracts of Music Literature, The Music Index- EBSCO e Bibliografia Musical Brasileira da Academia Brasileira de Música.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Brasileira de Neurologia

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Conhecimento em Ação

A Revista Conhecimento em Ação (RCA) é um periódico científico de acesso aberto do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cuja finalidade é proporcionar debates e reflexões críticas sobre os processos de produção, organização, mediação, disseminação da informação e do conhecimento técnico-científico, diante das transformações da sociedade, contribuindo para a disseminação e promoção de novos conhecimentos no campo da informação. A revista recebeu o extrato B2 no Qualis da CAPES e possui fluxo contínuo de submissões, aceitando contribuições exclusivamente inéditas, exceto traduções e reformulações de comunicações realizadas em eventos técnico-científicos. A RCA tem a participação de pesquisadores de Universidades nacionais e internacionais, bem como de alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A avaliação das produções científicas é realizada por intermédio do sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. A sua periodicidade é semestral com números publicados eletronicamente nos meses de Junho e Dezembro.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Contemporânea de Educação

A Revista Contemporânea de Educação (RCE), criada em 2006, é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua periodicidade é trimestral e editada em formato eletrônico. Os objetivos da RCE são: a) divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa em educação; b) propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior. Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.

Qualis Capes: B2

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de História Comparada

A Revista de História Comparada é um periódico publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aceita, em fluxo contínuo, artigos cujo teor envolva um campo de experimentação em história comparada. A Revista se caracteriza por ser um espaço de publicação dedicado a:

1) Demonstrar a originalidade e a singularidade das abordagens comparativas nos diversos modelos metodológicos possíveis;

2) Estabelecer um lugar de diálogo de historiadores com os demais saberes;

3) Garantir a diversidade e a qualidade científica, sendo por excelência um campo de experimentação comparada dos resultados de pesquisa, aberta a críticas e sugestões.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista do CFCH

A criação de uma revista acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro configura-se como mais uma estratégia para promover a integração entre suas diversas unidades - Colégio de Aplicação, Escola de Comunicação, Escola de Serviço Social, Faculdade de Educação, Instituto de Filosofia e Ciências, Instituto de Psicologia e Núcleo de Estudos e Políticas Públicas em Direitos Humanos. Concebida como um espaço de acolhimento e divulgação da produção acadêmica de nossa Universidade, bem como de diálogo com outros centros de saber e com a sociedade em geral, a Revista do CFCH sai do prelo com o mesmo espírito crítico, coletivo e comunitário que marca a gestão da Decania nos últimos anos.
 
A Revista do CFCH tem como escopo a reflexão sobre o papel das Ciências Humanas na universidade e na sociedade brasileiras hoje. Assim, esperamos, sobretudo, pautar a discussão sobre o valor e o significado sociais do conhecimento produzido no CFCH.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Jurídica

A Revista Jurídica era um periódico, arbitrado, de circulação nacional e internacional, dirigido a advogados, juristas, magistrados e profissionais de áreas afins, professores, pesquisadores e técnicos das áreas jurídicas. A revista era um instrumento de divulgação e de disseminação de produções atuais e relevantes do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito do Direito e de suas áreas afins, por meio da publicação de artigos, ensaios teóricos, pesquisas científicas, resenhas de livros, comunicações e relatórios de pesquisas científicas, visando a contribuir para a consolidação da pesquisa em Direito.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Matéria

Divulgar a área de Ciência e Engenharia de Materiais através da publicação de artigos científicos sobre temas variados desta área do conhecimento, facilitando o intercâmbio e o trabalho conjunto de profissionais e estudantes.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

SLOVO - Revista de Estudos em Eslaví­stica

A SLOVO é um periódico oficial do SLAV -Núcleo de Estudos em Eslavística, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abre  espaço para a publicação de artigos, resenhas e entrevistas originais em português ou inglês, nas áreas de Linguística, Letras e Artes, assim como Ciências Humanas, desde que tangenciem em algum grau o campo dos estudos eslavos. Sua periodicidade é semestral.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

palácio universitário

Sociedade, Contabilidade e Gestão

A revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) mantém seu compromisso e seus esforços editoriais para servir de instrumento indispensável à disseminação de conhecimento produzido por pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com o desenvolvimento de temas de contabilidade e gestão que sejam relevantes para a sociedade.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Terceira Margem

A Revista Terceira Margem, Programa de Pós-graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Divulga pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Poética, voltadas para literaturas de língua portuguesa e línguas estrangeiras, clássicas e modernas, contemplando suas relações com filosofia, história, artes visuais, artes dramáticas, cultura popular e ciências sociais. Também se propõe a publicar resenhas críticas, para avaliação de publicações recentes. Buscando sempre novos caminhos teóricos, Terceira margem segue fiel ao título roseano, à inspiração de um pensamento interdisciplinar, híbrido, que assinale superações de dicotomias em busca de convivências plurívocas capazes de fazer diferença.

Recebe submissões de temas livres (observando o foco da revista) em fluxo contínuo e também em períodos estipulados para os dossiês temáticos (veja as chamadas clicando aqui)

Para submissão, favor conferir as políticas editoriais, as normas de publicação e as diretrizes para autores da revista clicando aqui.

Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail revistaterceiramargem.ufrj@gmail.com .

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Teoria Jurídica Contemporânea

TEORIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua missão é incentivar o intercâmbio de pesquisas contemporâneas e interdisciplinares na área de Teoria Jurídica entre acadêmicos do Brasil e do exterior. A revista é publicada duas vezes ao ano (jan.-jun./jul.-dez) e em formato exclusivamente digital. Sua linha editorial está orientada para a Teoria Jurídica Contemporâ- nea, e desdobra-se nas seguintes temáticas: Sociedade, Direitos Humanos e Arte; Teorias da Decisão, Argumentação e Justiça; Democracia, Instituições e Desenhos Institucionais. Nenhuma abordagem teórica em particular é privilegiada. O periódico compõe-se de três seções: uma Seção Geral de artigos científicos recebidos em sistema de fluxo contínuo; uma Seção Especial de artigos científicos recebidos em sistema de chamada pública sob a responsabilidade de Editor(es) Convidado(s); e uma Seção Extra dedicada à publicação de resenhas, traduções, entrevistas e comentários de jurisprudência. Excepcionalmente, artigos de autores convidados podem ser publicados nas Seções Geral e Especial.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar