TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência

A Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, criada em 2008, é o periódico científico oficial do Grupo de Pesquisa “Spinoza & Nietzsche de Estudos de Filosofia da Imanência” (SpiN) do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ), do Grupo de Pesquisa “Deleuze: Filosofia Prática” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI-UFF), e do Grupo de Pesquisa “Humanismo” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGF-UFRRJ), de periodicidade quadrimestral, classificada no sistema Qualis Capes como A3. 

 

Temos por missão publicar artigos originais, resenhas e traduções, escritos por professores e pesquisadores (doutores, mestres ou pós-graduandos) do Brasil e do exterior, que versem sobre as filosofias que recusam a transcendência à Physis, em prol da afirmação de um pensamento da imanência. Buscamos promover o debate entre pesquisadores através de um espaço acadêmico democrático e de excelência acadêmica.


"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras". Nietzsche

De 2008 a 2013, a Revista Trágica era especializada em Nietzsche, tendo como subtítulo “Estudos sobre Nietzsche” e sendo semestral. A partir do volume 7 (ano 2014) passou a ter como subtítulo “Estudos de filosofia da imanência” passando a abarcar pesquisas sobre quaisquer autores que se enquadrem neste escopo e tendo regularidade quadrimestral de publicação. O primeiro número da Revista foi lançado no 1º semestre de 2008, com artigos de autores convidados. A partir do Vol. 1 Nº 2 realizamos sempre chamada pública de artigos e avaliação duplo-cego. No Vol.3 Nº1 elaboramos novas regras para publicação. Em 2019 migramos para a atual plataforma de Revistas do IFCS-UFRJ. Associada até 2022 somente ao Grupo de Pesquisas Spinoza & Nietzsche de Estudos de Filosofia da Imanência (SpiN) do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ), a partir do segundo semestre deste ano, a Trágica torna-se também periódico oficial do Grupo de Pesquisa Deleuze: Filosofia Prática do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI-UFF), e do Grupo de Pesquisa Humanismo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGF-UFRRJ), passando a pertencer às três IES (UFRJ, UFF e Rural).  

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 15, n. 1 (2022): Homenagem a Roberto Machado


Capa da revista