Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

I. Os textos devem ser submetidos nesta plataforma e após o preenchimento completo de seu perfil de cadastro, incluindo obrigatoriamente ORCiD.

II. Não cobramos quaisquer taxas para submissão, processamento e publicação de artigos.

III. Não é permitida a publicação de artigos do mesmo autor no mesmo volume anual, composto por três edições quadrimestrais. É permitido, no entanto, que um mesmo autor publique na última edição de um volume e na primeira do volume do ano seguinte. Esta regra não se aplica para a publicação de traduções e resenhas, ou seja, um autor pode publicar um texto seu e uma tradução de outrem (ou resenha sua) no mesmo número ou em números seguidos.

IV. Só aceitamos artigos originais, resenhas e traduções escritos por doutores, mestres ou mestrandos.

V. Só serão aceitos arquivos no formato word (.doc ou .docx)

VI. Todo artigo deverá vir acompanhado, ao início, de título, resumo de 50 a 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave na língua original, além de suas versões em inglês (title, abstract e key-words).

Obs.: Esta regra não vale para resenhas e para traduções.

VII. As resenhas só poderão ser aceitas se relativas a publicações que datem de, no máximo, 3 anos contados a partir do envio.

VIII. No caso de envio de textos em outras línguas aceitas (espanhol, francês, inglês e alemão), será publicada a versão original e, a critério da comissão, apenas eventualmente, a tradução para o português.

Obs.: Recebemos espontaneamente, entretanto, traduções. Nesse caso, a Revista exige a autorização expressa do autor do original e da editora, se for o caso.

IX. São de inteira responsabilidade dos autores as ideias, opiniões e conceitos presentes em seus trabalhos.

X. O autor deverá informar, quando do envio do trabalho, a sua afiliação institucional, cidade, estado, país, e-mail e ORCiD, informações que serão publicadas junto com o texto, caso ele seja aceito pelos pareceristas.

XI. Ao publicarem neste periódico, os autores aceitam que:

a) seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
b) podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.

XII. As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:

Fonte: Times New Roman, 12
Espaçamento: 1,5
Margens: Superior e Inferior: 2,5cm. Esquerda e Direita: 3cm.
Extensão de cada artigo ou resenha: máximo de 30 laudas.

XIII. Citações a partir de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto com um pulo de linha antes e depois. Além disso, elas devem ser feitas com recuo de 1,25 cm, fonte 11, espaçamento simples, sem aspas. Todas as citações, inclusive as com menos de 3 linhas, deverão conter referências em nota de rodapé.

Obs.: Quanto às notas de rodapé, é uma exceção aceitável, apenas para o caso de resenhas quando da inclusão de referências de citações do livro a ser resenhado, a simples indicação da paginação entre parêntesis.

XIV. Cada referência bibliográfica completa poderá ser fornecida na sua primeira citação em nota de rodapé.

a) As eventuais novas ocorrências, não simultâneas, de uma mesma publicação seguirão o formato: Sobrenome, Inicial. Op. Cit., página (p.) ou seção / parágrafo (§) ou outro indicativo qualquer.

b) Para ocorrências idênticas simultâneas:

* Repetir o sobrenome do autor, caso o texto de origem citado seja outro (ou seja, não usar “Idem”)

* Usar “Ibidem” quando for repetido o autor e o texto de origem da citação. Se a paginação ou seção for a mesma, usar apenas o “Ibidem”.

* Se o texto for o mesmo, mas a paginação diferente, usar “Ibidem” seguido da paginação ou indicação de seção: Ibidem, p.xx ou Ibidem, § xx

c) Seguir-se-á as seguintes regras para a indicação da referência completa:

No caso de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação. Ex.: SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

No caso de coletânea: SOBRENOME, Nome. “Título do  texto” entre aspas. In: Sobrenome, Inicial (org.)  Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, Página inicial- final. Ex.: GIACOIA JR., Oswaldo. Nietzsche: Entre servo e livre-arbítrio. In: MARTINS, André. (org.) O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Martins Fontes, 2009, pp.80-112.

No caso de artigo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo” entre aspas. In: Título do periódico em itálico. Local: Editora, Número do periódico, Mês (caso não haja o número), Ano de publicação, Página inicial-final. Ex.: WOTLING, Patrick. As paixões repensadas: Axiologia e afetividade no pensamento de Nietzsche. In: Cadernos Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial, nº 15, 2003, pp.07-29.

Obs.: A indicação de uma listagem final dos textos citados (referências bibliográficas) pode ou não ser feita. Em caso negativo, a referência completa deve ser fornecida em nota de rodapé, quando da citação.

À parte

Publicação excepcional de artigos não inéditos (porém relevantes, cuja publicação física esteja esgotada e o texto inacessível, etc.)

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Resenhas

Traduções

Traduções

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.