A fotografia sem câmera de Miroslav Tichý e Dirceu Maués contra a imagem dogmática do pensamento
Uma revisão crítica das análises de Deleuze e Guattari sobre a fotografia
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v17i3.64486Resumo
Este artigo quer pensar a fotografia para além da mera representação, inspirando-se nas ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari e nas imagens produzidas pelas câmeras artesanais de Miroslav Tichý e Dirceu Maués. Embora esses filósofos não se concentrem diretamente nas questões fotográficas, a aposta é que seus textos contêm arranjos críticos que podem livrar a fotografia de seus intentos dogmáticos, permitindo-lhe escapar para outras direções. O objetivo é traçar um percurso que recolha as críticas dispersas de Deleuze e Guattari sobre a fotografia e, a partir delas,construir uma nova compreensão, valorizando os movimentos de minoração e simulação como potências da fotografia artesanal.
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Copyright (c) 2024 Alessandro Carvalho Sales, Tatiane Vesch
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