Pedagogia do Conceito

Um diálogo entre Gallo e Deleuze

Autores

  • Barbara Ramacciotti Ufabc

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v17i3.64133

Resumo

Silvio Gallo propõe uma metodologia para o ensino de filosofia, a qual chama de “pedagogia do conceito”. Esta proposta metodológica tem dois elementos-chave: a experimentação do problema e a criação de conceitos. Gallo (2020), em Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio, destaca que tanto a definição da filosofia como criação de conceitos quanto a tese do problema como motor do pensamento tiveram como referência livros publicados por Deleuze no final da década de 1960:  Diferença e Repetição (1968) e Lógica do Sentido (1969) e O que é a Filosofia? (1991) em coautoria com Guattari. A pesquisa tem por objetivo examinar os elementos constitutivos da “pedagogia do conceito”, tendo como referencial teórico as obras mencionadas. Para tanto, dividimos a exposição em três momentos: 1.  Problema como motor do pensamento; 2. experimentar o problema e criar o conceito; 3. Pedagogia do conceito.

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Publicado

2024-12-23