Anúncios

Edição Atual

v. 2 n. 3 (2023): Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
					Visualizar v. 2 n. 3 (2023): Dança na Educação, educação na dança: questões em debate

Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.

Questões, temas e problemáticas disparadoras:

Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
Onde está a dança na educação e a educação na dança?
Dança educação: o quê e pra quê?
Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula
Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
Sala de aula: dança educação em questão

Publicado: 2023-09-02

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60502

Editorial

  • Nota das Pessoas Editoras

    Rafael Guarato, Lígia Tourinho, Marco Aurélio da Cruz Souza
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60734
  • Apresentação do Dossiê "Dança na Educação, educação na dança: questões em debate"

    Amanda Pinto, Isabela Buarque, Lara Seidler
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60735

Artigos

  • Os processos educativos em dança e as práticas pedagógicas: desalinhos entre Dança e Educação

    Alexandra Aparecida dos Santos Noronha, Fernando Luiz Zanetti
    6-27
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.53947
  • The educational processes in dance and pedagogical practices: incongruities between dance and education

    Alexandra Aparecida dos Santos Noronha, Fernando Luiz Zanetti
    6-27
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.57802
  • Dança e docência: entre desafios e possibilidades

    Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58970
  • Danza y enseñanza: entre retos y possibilidades

    Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59568
  • O Brincar de Dançar: propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais)

    Rayrane Melyssa Lima Aragão, Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura
    49-65
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59047
  • The Play of Dancing: Pedagogical Proposals for Dance in Elementary School I (early years)

    Rayrane Melyssa Lima Aragão, Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura
    49-65
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59757
  • Dançando na escola: Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal

    Giancarlo Martins, Mábile Borsatto, Bruna Ramos Tomaz
    66-95
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59052
  • Danzando en la escuela: Activación y concienciación de los cuerpos en la educación formal

    Giancarlo Martins, Mabile Borsato, Bruna Ramos Tomaz
    66-95
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59776
  • Desafios da dança na escola no pós-pandemia

    Neila Cristina Baldi
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.55886
  • Desafíos de la danza en la escuela en la pos pandemia: experiencias en una pasantía supervisada

    Neila Cristina Baldi
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59342
  • Educación artística: Perspectivas para abordar el cuerpo en la educación, experiencia situada en la creación del FIDAMOV

    Consuelo Alejandra Cerda
    115-145
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59015
  • Educação artística: Perspectivas para abordar o corpo na educação, experiência situada da criação do FIDAMOV

    Consuelo Alejandra Cerda
    115-145
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60239
  • Corpos, culturas e danças: dançando na escola por uma escola que dance

    Princesa Ricardo Marinelli
    146-182
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59073
  • Cuerpos, culturas y danzas: bailar en la escuela para una escuela que baila

    Princesa Ricardo Marinelli
    146-182
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60488
  • Pistas para composições da dança na educação

    Flávio Soares Alves, Potyra Curione Menezes, Reisa Cristiane de Paula Venancio, Wesley Aleixo de Sande
    183-206
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58737
  • Clues for dance compositions in education

    Flávio Soares Alves, Potyra Curione Menezes, Reisa Cristiane de Paula Venancio, Wesley Aleixo de Sande
    183-206
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60296
  • O ciclo da água no corpo: uma sequência didática de dança

    Dafne Sense Michellepis
    207-239
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59045
  • The water cycle in the body: a didactic dance sequence

    Dafne Sense Michellepis
    207-239
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60744

Relatos de experiência

  • Maracatucá?! Maracatu!: Uma prática pedagógica em Dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Wagner Leite dos Santos, Alexsander Barbozza da Silva
    240-261
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59035
  • Maracatucá?! Maracatu!: A pedagogical practice in Dance in the early years of Elementary School

    Wagner Leite dos Santos, Alexsander Barbozza da Silva
    240-261
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59540
  • Sobre criar e pesquisar em coletivo: processos formativos tecidos em solidariedades

    Adrianne Ogeda Guedes, Carolina Cony Dariano da Rosa, Luciana da Costa Quintal
    262-280
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59050
  • De crear e investigar colectivamente: procesos formativos tejidos en solidariedades

    Adrianne Ogeda Guedes, Carolina Cony Dariano da Rosa, Luciana da Costa Quintal
    262-280
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59584

Ensaios

  • Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais

    Alexsander Barbozza da Silva, Rita Ferreira Aquino
    281-305
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.53697
  • PROPOSITIONS BETWEEN DANCE TEACHING AND SOCIAL MOVEMENT THEORIES

    Alexsander Barbozza da Silva, Rita Ferreira de Aquino
    281-305
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.55056
  • Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas)

    Fernanda de Souza Almeida
    306-331
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.55139
  • Ensayos para pensar la formación docente en danza (y otras licenciaturas)

    Fernanda de Souza Almeida
    306-331
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.56123
  • Coreografia de uma docência substituta

    Fellipe Santos Resende, Thiago Mota Torres
    332-346
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58989
  • Choreography of a temporary teaching

    Fellipe Santos Resende, Thiago Mota Torres
    332-346
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59997

Resenhas de Livros

  • Entre disputas discursivas: História das ideias do Ensino da Dança na Educação brasileira

    Alexsander Barbozza
    347-354
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58377
  • Between discursive disputes: History of the ideas of Dance Teaching in Brazilian Education

    Alexsander Barbozza
    347-354
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.59790

Artigos / Fluxo Contínuo

  • GAGA: em busca do comum

    Demmy Cristina Ribeiro de Sousa
    355-380
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.55361
  • GAGA: in search of the common

    Demmy Cristina Ribeiro de Sousa
    355-380
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i1.57659
  • A dança Bachata no Brasil: um Estado da Arte em quatro contextos de produção de conhecimento

    Luana Brandão Beserra, Roana Borges Barbosa, Alexsander Barbozza da Silva
    381-407
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58809
  • The Bachata dance in Brazil: a State of art in four contexts of knowledge production

    Luana Brandão Beserra, Roana Borges Barbosa, Alexsander Barbozza da Silva
    381-407
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.60448

Resenha de Livros / Fluxo Contínuo

Tradução

  • Ballets Russes y blackface

    Hanna Järvinen
    418-458
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.v2i3.58775
Ver Todas as Edições