Edições anteriores

  • Dossiê: Dança e Política
    v. 3 n. 5 (2024)

    O que seria o político no campo da dança? Como abordar o corpo político em dança? Estas são perguntas que surgem a partir da compreensão de que o corpo é uma condição política em suas diversas dimensões de existência. Como fenômeno visceral e estético, a categoria do político é proposta como uma pluralidade em seus aspectos epistêmicos, ontológicos e éticos. Nesse horizonte, a materialidade de dançar tem produzido mudanças na cena contemporânea que merecem reflexão. A partir desses pressupostos, a Revista Brasileira de Estudos em Dança propõe o dossiê temático “Dança e Política” de modo a expandirmos as relações entre dança e seus diversos contextos.

     

     

    Pessoas Editoras Convidadas:

    Maria Helena Franco de Araujo Bastos (USP)

    Giancarlo Martins (UNESPAR)

    Yara dos Santos Costa Passos (UEA)

     

  • Pesquisas em Dança: fluxo continuo
    v. 2 n. 4 (2023)

    Preocupada em estimular permanentemente a visibilidade e qualificação das pesquisas em dança, a Revista Brasileira de estudos em Dança dedica um volume anual a textos inéditos e traduções recebidas em fluxo contínuo, com temáticas e abordagens diversificadas que envolvem as pesquisas dedicadas aos estudos de dança. Nesta publicação, encontram-se os textos recebidos e avaliados ao longo do ano de 2023.

  • Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
    v. 2 n. 3 (2023)

    Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.

    Questões, temas e problemáticas disparadoras:

    Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
    Onde está a dança na educação e a educação na dança?
    Dança educação: o quê e pra quê?
    Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
    Dançando em sala de aula
    Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
    Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
    Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
    Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
    Sala de aula: dança educação em questão

  • Pesquisas em Dança: fluxo contínuo
    v. 1 n. 2 (2022)

    Preocupada em visibilizar as pesquisas em Dança com diferentes abordagens, a Revista Brasileira de estudos em Dança torna público este número com textos inéditos e traduções recebidas em fluxo contínuo ao longo do ano de 2022.

  • Outras Danças, Muitas Histórias
    v. 1 n. 1 (2022)

    Partindo do pressuposto de que “a mudança de figurino não implica em mudança de manequim”, entendendo que somente mudar os objetos de estudo da história da dança não implica numa mudança significativa do oficio, o presente dossiê convocou pesquisadoras de países africanos e de países de Abya Yala com o desafio de enfrentarmos também as questões epistemológicas que orientam nossas teorias e métodos historiográficos.

    Para tanto, foi proposto às pessoas pesquisadoras, a seguinte pergunta disparadora: Quais as especificidades de pensar e fazer historiografias da dança em lugares que passaram pelo processo colonial na condição de colônias?  As pessoas leitoras encontrarão textos inéditos de autoras da Argentina, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guatemala, Costa Rica, Moçambique e Venezuela; dedicados a examinar por diferentes óticas, processos históricos, teorias, situações e acontecimentos permeados pelo processo colonial ou por suas consequências.