v. 3 n. 5 (2024): Dossiê: Dança e Política

					Visualizar v. 3 n. 5 (2024): Dossiê: Dança e Política

O que seria o político no campo da dança? Como abordar o corpo político em dança? Estas são perguntas que surgem a partir da compreensão de que o corpo é uma condição política em suas diversas dimensões de existência. Como fenômeno visceral e estético, a categoria do político é proposta como uma pluralidade em seus aspectos epistêmicos, ontológicos e éticos. Nesse horizonte, a materialidade de dançar tem produzido mudanças na cena contemporânea que merecem reflexão. A partir desses pressupostos, a Revista Brasileira de Estudos em Dança propõe o dossiê temático “Dança e Política” de modo a expandirmos as relações entre dança e seus diversos contextos.

 

 

Pessoas Editoras Convidadas:

Maria Helena Franco de Araujo Bastos (USP)

Giancarlo Martins (UNESPAR)

Yara dos Santos Costa Passos (UEA)

 

Publicado: 2024-11-01

Expediente

Editorial

Artigos

  • Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045
    Tais Chaves Prestes, Francisco de Paulo D'Avila Junior
    15-32
  • Auto-educar-se, reinventar-se, resistir... criações estéticas e políticas com a dança contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64261
    Cláudia Madruga Cunha, Daniella Nery
    33-59
  • Regimes do agora: monstruosidades, dança e política monstruosidades, danza y política

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64209
    Marcos Katu Buiati
    60-87
  • A improvisação como forma de insurgência

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64031
    Rosa Maria Hercoles
    88-106
  • Interseções do feminino e o ballet clássico: as demandas de feminilidade nas bailarinas ao longo dos séculos

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64163
    Ana Luiza de Moraes Gheller , Marina Peripolli Antoniazzi, Félix Miguel Nascimento Guazina
    107-132
  • Narrativas de si: um ato político nas obras cênicas de mulheres

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64153
    Vanessa Macedo
    133-154
  • Geolocalizando o artista pontos de cardeais de uma pesquisa em dança guiada pela prática artística autobiográfica nas Artes Cênicas

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63226
    Davidson José Martins Xavier
    155-182
  • Estudos contemporâneos em dança: relações mútuas de cooperação dos corpos na cena

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64202
    Jonas Karlos Feitoza
    183-200
  • A Política do Corpo na Dança de Salão: gênero, disciplina e pedagogia nas pistas de baile

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64225
    Carolina Polezi, Débora Reis Pacheco
    201-235
  • Quando insolentes dançam...

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64197
    Gilsamara Moura
    236-260
  • O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161
    Louise de Oliveira, Maria de Lurdes Barros Da Paixão
    261-282
  • Dançar para me tornar sujeito: como as pessoas migrantes se fortalecem a partir de práticas culturais

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63895
    Nilen Cohen
    283-298
  • iLhas: poéticas e políticas entre danças, cidades e mulheres

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64246
    Clara Gouvêa do Prado, Lilian Freitas Vilela
    299-321
  • Dança e Política: Tensões e Argumentos

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64224
    Juan Ignacio Vallejos
    322-338
  • Uma travessia conceitual da pele à hapticalidade

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64183
    Ana Luiza Azevedo Dupas, Marina Souza Lobo Guzzo
    339-366
  • Dança Movimento Terapia (DMT): uma análise de sua aplicação no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63637
    Jhonatan Grossi, Marcel Garcia de Souza, Frederico Oliveira, Janinne Barcelos
    367-385
  • Cinesferas partilhadas: do espaço individual ao espaço coletivo

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63102
    Vivian Vieira Peçanha Barbosa
    386-406

Relatos de Experiência / Fluxo Contínuo

  • Movimento como inscrição no espaço: coreografia ou improvisação?

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v3.n5.53587
    Ludmila de Almeida Castanheira
    407-423

Ensaios

  • Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254
    Paula Otero
    424-435
  • Arte e cultura, uma ruptura necessária

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64811
    Sandro Borelli
    436-457
  • Um ensaio de dança

    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64190
    Mirela Lima de França, Dra. Mirella Misi
    458-473