Arte e cultura, uma ruptura necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64811

Palavras-chave:

Arte; Cultura; Dança; Política.

Resumo

Este ensaio aponta as adversidades decorrentes de um entendimento predominante no ambiente social de que a Arte se trata apenas de mais uma ramificação da Cultura, oficializada e burocratizada pela gestão pública, aceita e compactuada pela sociedade civil. Além disso, apresenta a arte da cena, mais especificamente a Dança cênica profissional, como uma categoria de trabalhadores escondida na heterogeneidade cultural da sociedade contemporânea. Por conta deste apagamento, expõe a necessidade de anunciá-las de formas separadas tendo em vista a abrangência gigantesca de significações que a cultura evidencia. Também apresenta as diferenças entre dança como manifestação simbólica e histórica de um povo e a cênica, que tem o potencial de quebrar paradigmas culturais.

Biografia do Autor

Sandro Borelli, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Coreógrafo, Professor, Iluminador, Coordenador do Kasulo - Espaço de Arte/SP, Fundador e Diretor da Cia Carne Agonizante/SP. Foi presidente da Cooperativa Paulista de Dança. É Mestre e doutorando em Educação Física, na área de Educação Física e Sociedade pela UNICAMP. Membro do GPFEM - Grupo de Pesquisas em Filosofia e Estética do Movimento (FEF/UNICAMP). Recebe apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E-mail: sandroborelli13@gmail.com

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

BORELLI, Sandro. Arte e cultura, uma ruptura necessária. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 436–457, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64811. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64811. Acesso em: 21 dez. 2024.