Anúncios

Edição Atual

v. 3 n. 5 (2024): Dossiê: Dança e Política
					Visualizar v. 3 n. 5 (2024): Dossiê: Dança e Política

O que seria o político no campo da dança? Como abordar o corpo político em dança? Estas são perguntas que surgem a partir da compreensão de que o corpo é uma condição política em suas diversas dimensões de existência. Como fenômeno visceral e estético, a categoria do político é proposta como uma pluralidade em seus aspectos epistêmicos, ontológicos e éticos. Nesse horizonte, a materialidade de dançar tem produzido mudanças na cena contemporânea que merecem reflexão. A partir desses pressupostos, a Revista Brasileira de Estudos em Dança propõe o dossiê temático “Dança e Política” de modo a expandirmos as relações entre dança e seus diversos contextos.

 

 

Pessoas Editoras Convidadas:

Maria Helena Franco de Araujo Bastos (USP)

Giancarlo Martins (UNESPAR)

Yara dos Santos Costa Passos (UEA)

 

Publicado: 2024-11-01

Expediente

Editorial

Artigos

  • Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot

    Tais Chaves Prestes, Francisco de Paulo D'Avila Junior
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045
  • Auto-educar-se, reinventar-se, resistir... criações estéticas e políticas com a dança contemporânea

    Cláudia Madruga Cunha, Daniella Nery
    33-59
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64261
  • Regimes do agora: monstruosidades, dança e política monstruosidades, danza y política

    Marcos Katu Buiati
    60-87
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64209
  • A improvisação como forma de insurgência

    Rosa Maria Hercoles
    88-106
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64031
  • Interseções do feminino e o ballet clássico: as demandas de feminilidade nas bailarinas ao longo dos séculos

    Ana Luiza de Moraes Gheller , Marina Peripolli Antoniazzi, Félix Miguel Nascimento Guazina
    107-132
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64163
  • Narrativas de si: um ato político nas obras cênicas de mulheres

    Vanessa Macedo
    133-154
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64153
  • Geolocalizando o artista pontos de cardeais de uma pesquisa em dança guiada pela prática artística autobiográfica nas Artes Cênicas

    Davidson José Martins Xavier
    155-182
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63226
  • Estudos contemporâneos em dança: relações mútuas de cooperação dos corpos na cena

    Jonas Karlos Feitoza
    183-200
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64202
  • A Política do Corpo na Dança de Salão: gênero, disciplina e pedagogia nas pistas de baile

    Carolina Polezi, Débora Reis Pacheco
    201-235
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64225
  • Quando insolentes dançam...

    Gilsamara Moura
    236-260
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64197
  • O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking

    Louise de Oliveira, Maria de Lurdes Barros Da Paixão
    261-282
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161
  • Dançar para me tornar sujeito: como as pessoas migrantes se fortalecem a partir de práticas culturais

    Nilen Cohen
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63895
  • iLhas: poéticas e políticas entre danças, cidades e mulheres

    Clara Gouvêa do Prado, Lilian Freitas Vilela
    299-321
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64246
  • Dança e Política: Tensões e Argumentos

    Juan Ignacio Vallejos
    322-338
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64224
  • Uma travessia conceitual da pele à hapticalidade

    Ana Luiza Azevedo Dupas, Marina Souza Lobo Guzzo
    339-366
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64183
  • Dança Movimento Terapia (DMT): uma análise de sua aplicação no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade

    Jhonatan Grossi, Marcel Garcia de Souza, Frederico Oliveira, Janinne Barcelos
    367-385
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63637
  • Cinesferas partilhadas: do espaço individual ao espaço coletivo

    Vivian Vieira Peçanha Barbosa
    386-406
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63102

Relatos de Experiência / Fluxo Contínuo

  • Movimento como inscrição no espaço: coreografia ou improvisação?

    Ludmila de Almeida Castanheira
    407-423
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v3.n5.53587

Ensaios

  • Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca

    Paula Otero
    424-435
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254
  • Arte e cultura, uma ruptura necessária

    Sandro Borelli
    436-457
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64811
  • Um ensaio de dança

    Mirela Lima de França, Dra. Mirella Misi
    458-473
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64190
Ver Todas as Edições