Arte e cultura, uma ruptura necessária
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64811Mots-clés :
Arte; Cultura; Dança; Política.Résumé
Este ensaio aponta as adversidades decorrentes de um entendimento predominante no ambiente social de que a Arte se trata apenas de mais uma ramificação da Cultura, oficializada e burocratizada pela gestão pública, aceita e compactuada pela sociedade civil. Além disso, apresenta a arte da cena, mais especificamente a Dança cênica profissional, como uma categoria de trabalhadores escondida na heterogeneidade cultural da sociedade contemporânea. Por conta deste apagamento, expõe a necessidade de anunciá-las de formas separadas tendo em vista a abrangência gigantesca de significações que a cultura evidencia. Também apresenta as diferenças entre dança como manifestação simbólica e histórica de um povo e a cênica, que tem o potencial de quebrar paradigmas culturais.
Références
AGÊNCIA IBGE - Notícias. IBGE investiga a Cultura nos municípios brasileiros. Releases. 17/09/2007 12h31. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/13361-asi-ibge-investiga-a-cultura-nos-municipios-brasileiros. Acesso em: 11 jun. 2024.
BAKUNIN, Mikhail. Deus e o Estado. Tradução: Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Hedra, 2015. E-book.
CIORAN, Emil. História e Utopia. Tradução: José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011. E-book.
CIORAN, Emil. Silogismos da amargura. Tradução: José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011. E-book.
FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Cultura. Tradução: Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010. E-book.
FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu. Tradução: Renato Zwick. LeBooksEditora, 2020. E-book.
INFOPÉDIA. Dicionários Porto Editoras. Artesãos ou artesões? Disponível em: https://www.infopedia.pt/artigos/$artesaos-ou- artesoes#:~:text=As%20duas%20formas%20podem%20estar,se%20tetos%20adornados%20com%20artes%C3%B5es. Acesso em: 3 jul. 2024.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Tradução: José Mendes de Souza. Porto Alegre: Nova Fronteira, 2011. E-book.
OLIVIERI, Antonio Carlos. Prometeu Acorrentado/Obra de Ésquilo; adaptação: Antonio Carlos Olivieri. São Paulo: FTD, 2005. E-book.
RODRIGUES, Nelson. Complexo de vira-latas In: À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
VIANNA, Klauss. A Dança. Klauss Vianna em colaboração com Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Summus, 2005. E-book.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.