iLhas: poéticas e políticas entre danças, cidades e mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64246

Palavras-chave:

Dança em espaços urbanos, Dança e Política, Cidade, Cênica Feminista, Feminismo Descolonial

Resumo

Este artigo parte da pesquisa de doutorado, Danças, cidades e ocupações: poéticas e políticas do agir da dança contemporânea em espaços urbanos, na qual investiga-se práticas da dança contemporânea em espaços urbanos e suas relações entre cidade, corpo, dança e performatividade. Nesse recorte é trazido para análise a vídeo-performance iLhas (2021) de Marina Guzzo junto a um coletivo de mulheres na região da Baixada Santista (SP), relacionando-a às reflexões geradas e movimentadas pelo doutorado com os estudos de uma cênica feminista (Romano, 2023), do feminismo descolonial (Lugones, 2014) e da coreopolítica (Lepecki, 2011).

Biografia do Autor

Clara Gouvêa do Prado, Universidad Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.

Doutoranda, e realizou mestrado no Programa de Pós- Graduação em Artes, concentração Artes Cênicas, no Instituto de Artes da UNESP/SP. Artista da dança, professora e produtora, integrante e co-fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros.

Lilian Freitas Vilela, Universidad Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.

Docente no Instituto de Artes da UNESP/SP, atuando como artista professora dos cursos de graduação em Artes, ProfArtes e no Programa de Pós-Graduação em Artes do IA/UNESP. Fez pós-doutorado no CEART da UDESC. É educadora do Movimento Somático pelo BMCTM e especialista no Sistema Laban/Bartenieff. Líder do Grupo de Pesquisa GEMA no IA/UNESP.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

GOUVÊA DO PRADO, Clara; FREITAS VILELA, Lilian. iLhas: poéticas e políticas entre danças, cidades e mulheres. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 299–321, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64246. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64246. Acesso em: 21 dez. 2024.