Estudos contemporâneos em dança: relações mútuas de cooperação dos corpos na cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64202

Palavras-chave:

estudos contemporâneos em dança, pesquisa artística/acadêmica, relações dos corpos na dança

Resumo

Este artigo apresenta estratégias de cooperação na ação artística e pedagógica no campo da Dança a partir da prática como pesquisa. Por uma frutuosa relação entre análises críticas de obras artísticas e a prática pedagógica no curso de Licenciatura em Dança da UFS, diferentes saberes construíram um outro olhar investigativo e político sobre o corpo na relação de dançar com o outro.
Problematiza-se a escuta do corpo na relação com os diferentes corpos (objetos e dançarinos) que constituem a cena, trazendo como base duas obras de dança contemporânea do Grupo Musicanoar (SP). Um dos objetivos é identificar a relação comunicacional, estética e intencional do fazer cênico, mas também, a fricção inusitada entre um sistema de ações pautadas nas ciências do corpo
com os estudos contemporâneos em dança. A escrita deste artigo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da USP/SP.

Biografia do Autor

Jonas Karlos Feitoza, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Artista/Professor/Pesquisador. Docente Adjunto do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-USP/SP) - Doutorado Interinstitucional (DINTER -USP/UFS - Com bolsa CAPES). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em dança da Universidade Federal da Bahia e Licenciado em Dança pela mesma instituição.

Referências

ANASTASIOU, L.G.C. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2007.

BASTOS, Helena. Musicanoar, 20 anos: Deslugares? In: Musicanoar, 20 anos: Deslugares? Organização Helena Bastos. São Paulo: Cooperativa Paulista de Dança, 2013.

BASTOS, Helena. “Corpoestados”: singularidades da cognição em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v.4, n.1,138-147, jan/abr 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/37894 Acesso em: 10 set. 2023

BASTOS, Helena. Variâncias: a dança comunicando identidades provisórias. 2003. 142pgs. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

BERTHOZ, Alain. The Brain´s sense of movement. Transl. Giselle Weiss. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Tremores - escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CORIN, Florence. O sentido do movimento. Entrevista com Alain Berthoz. In: Vu du corps. Bruxelas: Contredanse, Nouvelles de Danse, n. 48-49, 2001. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/67446121/berthoh-alain-corin-florence-o-sentido-do-movimento?q=CORIN,%20Florence.%20O%20sentido%20do%20movimento&tipo=1 Acesso em: 12 abr.2023.

GREINER, Christine; KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia. In: ______. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005, 125-133.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. A natureza cultural do corpo. Lições de Dança 3, Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999.

LEPECKI, André. Planos de Composição. In: Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010, Criações e Conexões. GREINER, Christine et al. (Org). São Paulo: Itaú Cultural, p. 13-20, 2010.

LEPECKI, André. Coreopolítica e Coreopolícia. Florianópolis: Ilha, v.13, n.1, p.41-60, jan/jun, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p41/23932 Acesso em: 10 set. 2023.

LEPECKI, André. Exaurir a Dança: performances e políticas do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.

LOPES, Beth. Geometrias inertes, geometrias dançantes. In: corpo e cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. Org. Helena Bastos, São Paulo: Cooperativa Paulista de Dança, 2015, p.29-35.

SPANGHERO, Maíra. O saber da experiência do Musicanoar. In: Musicanoar, 20 anos: Deslugares? Organização Helena Bastos. São Paulo: Cooperativa Paulista de Dança, 2013, p. 45-72.

SEARLE, John R. Consciência e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

FEITOZA, Jonas Karlos. Estudos contemporâneos em dança: relações mútuas de cooperação dos corpos na cena. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 183–200, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64202. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64202. Acesso em: 21 nov. 2024.