Estudos contemporâneos em dança: relações mútuas de cooperação dos corpos na cena
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64202Palavras-chave:
estudos contemporâneos em dança, pesquisa artística/acadêmica, relações dos corpos na dançaResumo
Este artigo apresenta estratégias de cooperação na ação artística e pedagógica no campo da Dança a partir da prática como pesquisa. Por uma frutuosa relação entre análises críticas de obras artísticas e a prática pedagógica no curso de Licenciatura em Dança da UFS, diferentes saberes construíram um outro olhar investigativo e político sobre o corpo na relação de dançar com o outro.
Problematiza-se a escuta do corpo na relação com os diferentes corpos (objetos e dançarinos) que constituem a cena, trazendo como base duas obras de dança contemporânea do Grupo Musicanoar (SP). Um dos objetivos é identificar a relação comunicacional, estética e intencional do fazer cênico, mas também, a fricção inusitada entre um sistema de ações pautadas nas ciências do corpo
com os estudos contemporâneos em dança. A escrita deste artigo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da USP/SP.
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