Dança e Política: Tensões e Argumentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64224

Resumo

O artigo a seguir tem como objetivo oferecer uma síntese analítica da maneira pela qual a relação entre dança e política pode ser conceituada. Nesse sentido, apresenta uma síntese das diferentes contribuições que foram registradas no campo dos Estudos de Dança e Performance, levando em conta as principais linhas de pesquisa e as tensões conceituais que as atravessam. Entre elas, destaca-se a oposição entre as categorias de liberdade e igualdade como formas de conceber a política coreográfica. Dessa forma, chegamos à seguinte questão: a dança hoje é um instrumento para esvaziar a política de argumentos ou uma forma de refundar nosso compromisso com o coletivo?

Biografia do Autor

Juan Ignacio Vallejos, Universidad de Buenos Aires

Juan Ignacio Vallejos é Doutor em História pela EHESS de Paris. Trabalhou como docente na UBA, na Universidade Nancy 2, na EHESS e no Centro Nacional de Dança da França. É co-fundador do Atelier d’histoire culturelle de la danse (CRAL-EHESS). Foi bolsista da Fundação Getty no Instituto Nacional de História da Arte de Paris e do Programa ALBAN. Trabalhou com Dominique Brun na recriação do balé A Consagração da Primavera de Nijinski, com o apoio do programa Aide à la Recherche et au Patrimoine en Danse do Ministério da Cultura da França. Seus artigos foram publicados em revistas como Dance Research Journal, Eadem Utraque Europa, Repères – Cahier de danse, Musicorum e Cuadernos Dieciochistas, entre outras. Atualmente, atua como Pesquisador no Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

VALLEJOS, Juan Ignacio. Dança e Política: Tensões e Argumentos. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 322–338, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64224. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64224. Acesso em: 30 dez. 2024.