Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045

Palavras-chave:

Corpo feminino. Corpomídia. Performatividade de gênero; La Ribot.

Resumo

O presente artigo tem como intuito investigar a relevância do corpo feminino nas obras da dançarina e performer espanhola La Ribot, por sua capacidade arrojada, política, expressiva e de materialidade diversa. Para tanto, inicialmente abordaremos de forma breve aspectos biográficos da artista aqui evidenciada. Também será realizada uma breve análise de quatro peças da artista: peça nº 14 (1997), peça Narcisa nº 16 (1997), peça nº27 (2000), e Chair (2000). Para que fosse possível tal análise, recrutamos o conceito de Corpomídia de Christine Greiner (2005), a noção da teoria da performatividade de gênero de Judith Butler, e referencias do campo da fotografia, como Susan Sontag (2004). Os procedimentos de criação e a estética desenvolvida pela artista La Ribot nos últimos 50 anos colocam o corpo feminino em evidência, e em toda sua potência no tempo-espaço contemporâneo.

Biografia do Autor

Tais Chaves Prestes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora de Dança na rede básica de ensino há dez anos em Pelotas/RS; Especialista e Mestra em Educação; Doutoranda pelo PPGLetras UFPel. Idealizadora do LiteraCorpo: possíveis articulações entre literatura e corpo na contemporaneidade, projeto vinculado ao Centro de Artes UFPel. Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica- Núcleo Arte UFPel. Se debruça nas temáticas: Dança na escola; Estágio em Dança, Dança que escreve e Escrita do Corpo.

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Membro do grupo de pesquisa Labelit Laboratório de Estudos em Educação, Linguagens e Teatralidades (UFPR/CNPq). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel), com mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra/PT, cursando Licenciatura em Estudos Artísticos por meio do programa de Bolsas Ibero-Americano do Santander Universidades.

Referências

BAAMONDE, Maria Eugenia Romero. La Ribot: Corpo Cero na Escena Expandida. Estúdio, Lisboa, v. 7, n. 13, p. 130-137, mar. 2016. Disponível em:

<http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164761582016000100014&lng=p>. Acesso em 20 dez. 2023.

BOUGER, Cristiane. Entrevista com La Ribot. Relâche – Revista Eletrônica da Casa Hoffmann. Curitiba, 2004. Disponível em: <https://casahoffmann.org/wp-content/uploads/2020/04/La-Ribot-Entrevista.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2024.

BUTLER, Judith P. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. Nova York e Londres: Routledge, 1993.

_____________. Actosperfomativos e constituição de género. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca (Org.). Gênero, cultura visual e perfomance. Antologia crítica. Minho: Universidade do Minho/Húmus, 2011.

_____________. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Judith P. Butler; tradução Renato Aguiar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BITTENCOURT, Adriana; SETENTA, Jussara: O CORPOMÍDIA QUE DANÇA: PROCESSOS ENUNCIATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. I ENECULT- UFBA. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br>. Acesso em 10 fev. 2024.

CABOALLES, Álvaro. Práctica Escénica Feminista. Espanãs S.XXI. Acotaciones: revista de investigación teatral, ISSN 1130-7269, Nº. 41, 2018; págs. 57-74. Disponível em: <https://www.resad.com/Acotaciones.new/index.php/ACT/article/view/284/356>. Acesso em: 20 fev. 2024.

FARINA, Cíntia. Arte, corpo e subjetividade: estética da formação e pedagogia dos afetos. 2005. 406f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Departamento de Teoria e História da Educação, Programa Doutoral: "Educação e Democracia", Universidade de Barcelona, Barcelona, 2005.

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do fututismo ao presente. Trad.

Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes. Lisboa, Orfeu Negro, 2012.

GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

PONZIO, Ana Francisca. La Ribot usa corpo como pôster mutante. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1007200025.htm>. Acesso em: 20 fev. 2024.

PORTILLA, Amparo Écija. Danza distinguida, las piezas de La Ribot. Boletín de Arte nº 32-33, Departamento de História del Arte, Universidad de Málaga, 2011-2012, págs. 233- 249.

KATZ, Helena. A Natureza Cultural do Corpo. In Revista Fronteiras, vol. III, nº 2, pg. 65-75, 2001.

SONTAG, Susan: Sobre fotografia. Companhia das Letras. SP, 2004.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

CHAVES PRESTES, Tais; D'AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot . Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 15–32, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64045. Acesso em: 21 nov. 2024.