Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045

Keywords:

Corpo feminino. Corpomídia. Performatividade de gênero; La Ribot.

Abstract

This article aims to investigate the relevance of the female body in the works of the Spanish dancer and performer La Ribot, due to her bold, expressive capacity and diverse materiality. To this end, we will initially briefly address biographical aspects of the artist highlighted here. A brief analysis of four pieces by the artist will also be carried out: piece nº 14 (1997), piece Narcisa nº 16 (1997), piece nº 27 (2000), and Chair (2000). To make such an analysis possible, we recruited the concept of Corpomedia by Christine Greiner (2005), the notion of the theory of gender performativity by Judith Butler, and references from the field of photography, such as Susan Sontag (2004). The creation procedures and aesthetics developed by the artist La Ribot over the last 50 years put the female body in evidence, and in all its power in contemporary time-space.

Author Biographies

Tais Chaves Prestes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora de Dança na rede básica de ensino há dez anos em Pelotas/RS; Especialista e Mestra em Educação; Doutoranda pelo PPGLetras UFPel. Idealizadora do LiteraCorpo: possíveis articulações entre literatura e corpo na contemporaneidade, projeto vinculado ao Centro de Artes UFPel. Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica- Núcleo Arte UFPel. Se debruça nas temáticas: Dança na escola; Estágio em Dança, Dança que escreve e Escrita do Corpo.

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Membro do grupo de pesquisa Labelit Laboratório de Estudos em Educação, Linguagens e Teatralidades (UFPR/CNPq). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel), com mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra/PT, cursando Licenciatura em Estudos Artísticos por meio do programa de Bolsas Ibero-Americano do Santander Universidades.

References

BAAMONDE, Maria Eugenia Romero. La Ribot: Corpo Cero na Escena Expandida. Estúdio, Lisboa, v. 7, n. 13, p. 130-137, mar. 2016. Disponível em:

<http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164761582016000100014&lng=p>. Acesso em 20 dez. 2023.

BOUGER, Cristiane. Entrevista com La Ribot. Relâche – Revista Eletrônica da Casa Hoffmann. Curitiba, 2004. Disponível em: <https://casahoffmann.org/wp-content/uploads/2020/04/La-Ribot-Entrevista.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2024.

BUTLER, Judith P. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. Nova York e Londres: Routledge, 1993.

_____________. Actosperfomativos e constituição de género. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca (Org.). Gênero, cultura visual e perfomance. Antologia crítica. Minho: Universidade do Minho/Húmus, 2011.

_____________. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Judith P. Butler; tradução Renato Aguiar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BITTENCOURT, Adriana; SETENTA, Jussara: O CORPOMÍDIA QUE DANÇA: PROCESSOS ENUNCIATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. I ENECULT- UFBA. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br>. Acesso em 10 fev. 2024.

CABOALLES, Álvaro. Práctica Escénica Feminista. Espanãs S.XXI. Acotaciones: revista de investigación teatral, ISSN 1130-7269, Nº. 41, 2018; págs. 57-74. Disponível em: <https://www.resad.com/Acotaciones.new/index.php/ACT/article/view/284/356>. Acesso em: 20 fev. 2024.

FARINA, Cíntia. Arte, corpo e subjetividade: estética da formação e pedagogia dos afetos. 2005. 406f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Departamento de Teoria e História da Educação, Programa Doutoral: "Educação e Democracia", Universidade de Barcelona, Barcelona, 2005.

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do fututismo ao presente. Trad.

Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes. Lisboa, Orfeu Negro, 2012.

GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

PONZIO, Ana Francisca. La Ribot usa corpo como pôster mutante. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1007200025.htm>. Acesso em: 20 fev. 2024.

PORTILLA, Amparo Écija. Danza distinguida, las piezas de La Ribot. Boletín de Arte nº 32-33, Departamento de História del Arte, Universidad de Málaga, 2011-2012, págs. 233- 249.

KATZ, Helena. A Natureza Cultural do Corpo. In Revista Fronteiras, vol. III, nº 2, pg. 65-75, 2001.

SONTAG, Susan: Sobre fotografia. Companhia das Letras. SP, 2004.

Published

2024-10-18

How to Cite

CHAVES PRESTES, Tais; D'AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot . Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 15–32, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64045. Acesso em: 23 nov. 2024.