Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045Palabras clave:
Corpo feminino. Corpomídia. Performatividade de gênero; La Ribot.Resumen
O presente artigo tem como intuito investigar a relevância do corpo feminino nas obras da dançarina e performer espanhola La Ribot, por sua capacidade arrojada, política, expressiva e de materialidade diversa. Para tanto, inicialmente abordaremos de forma breve aspectos biográficos da artista aqui evidenciada. Também será realizada uma breve análise de quatro peças da artista: peça nº 14 (1997), peça Narcisa nº 16 (1997), peça nº27 (2000), e Chair (2000). Para que fosse possível tal análise, recrutamos o conceito de Corpomídia de Christine Greiner (2005), a noção da teoria da performatividade de gênero de Judith Butler, e referencias do campo da fotografia, como Susan Sontag (2004). Os procedimentos de criação e a estética desenvolvida pela artista La Ribot nos últimos 50 anos colocam o corpo feminino em evidência, e em toda sua potência no tempo-espaço contemporâneo.
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