Vários corpos em um só: nuances poéticas e políticas e a análise das obras de La Ribot
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64045Mots-clés :
Corpo feminino. Corpomídia. Performatividade de gênero; La Ribot.Résumé
O presente artigo tem como intuito investigar a relevância do corpo feminino nas obras da dançarina e performer espanhola La Ribot, por sua capacidade arrojada, política, expressiva e de materialidade diversa. Para tanto, inicialmente abordaremos de forma breve aspectos biográficos da artista aqui evidenciada. Também será realizada uma breve análise de quatro peças da artista: peça nº 14 (1997), peça Narcisa nº 16 (1997), peça nº27 (2000), e Chair (2000). Para que fosse possível tal análise, recrutamos o conceito de Corpomídia de Christine Greiner (2005), a noção da teoria da performatividade de gênero de Judith Butler, e referencias do campo da fotografia, como Susan Sontag (2004). Os procedimentos de criação e a estética desenvolvida pela artista La Ribot nos últimos 50 anos colocam o corpo feminino em evidência, e em toda sua potência no tempo-espaço contemporâneo.
Références
BAAMONDE, Maria Eugenia Romero. La Ribot: Corpo Cero na Escena Expandida. Estúdio, Lisboa, v. 7, n. 13, p. 130-137, mar. 2016. Disponível em:
<http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164761582016000100014&lng=p>. Acesso em 20 dez. 2023.
BOUGER, Cristiane. Entrevista com La Ribot. Relâche – Revista Eletrônica da Casa Hoffmann. Curitiba, 2004. Disponível em: <https://casahoffmann.org/wp-content/uploads/2020/04/La-Ribot-Entrevista.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2024.
BUTLER, Judith P. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. Nova York e Londres: Routledge, 1993.
_____________. Actosperfomativos e constituição de género. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca (Org.). Gênero, cultura visual e perfomance. Antologia crítica. Minho: Universidade do Minho/Húmus, 2011.
_____________. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Judith P. Butler; tradução Renato Aguiar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BITTENCOURT, Adriana; SETENTA, Jussara: O CORPOMÍDIA QUE DANÇA: PROCESSOS ENUNCIATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. I ENECULT- UFBA. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br>. Acesso em 10 fev. 2024.
CABOALLES, Álvaro. Práctica Escénica Feminista. Espanãs S.XXI. Acotaciones: revista de investigación teatral, ISSN 1130-7269, Nº. 41, 2018; págs. 57-74. Disponível em: <https://www.resad.com/Acotaciones.new/index.php/ACT/article/view/284/356>. Acesso em: 20 fev. 2024.
FARINA, Cíntia. Arte, corpo e subjetividade: estética da formação e pedagogia dos afetos. 2005. 406f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Departamento de Teoria e História da Educação, Programa Doutoral: "Educação e Democracia", Universidade de Barcelona, Barcelona, 2005.
GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do fututismo ao presente. Trad.
Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes. Lisboa, Orfeu Negro, 2012.
GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
PONZIO, Ana Francisca. La Ribot usa corpo como pôster mutante. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1007200025.htm>. Acesso em: 20 fev. 2024.
PORTILLA, Amparo Écija. Danza distinguida, las piezas de La Ribot. Boletín de Arte nº 32-33, Departamento de História del Arte, Universidad de Málaga, 2011-2012, págs. 233- 249.
KATZ, Helena. A Natureza Cultural do Corpo. In Revista Fronteiras, vol. III, nº 2, pg. 65-75, 2001.
SONTAG, Susan: Sobre fotografia. Companhia das Letras. SP, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.