Regimes do agora: monstruosidades, dança e política

monstruosidades, danza y política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64209

Palavras-chave:

Monstruosidades, Corpo, Criação, Dança, Política

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o encontro dos monstros com a dança pela chave da política. Partindo do fazer e da produção de dança no agora, busca pensar o trânsito entre práticas de criação específicas e situadas com o aparato macropolítico em que estivemos embebidos nos últimos anos. Inicia-se contextualizando a relação entre dança e política para, posteriormente, discutir o processo de criação de uma performance~espetáculo realizada no âmbito da pesquisa em curso que tangenciou, via prática de criação, os aspectos teórico-conceituais discutidos neste texto.

Biografia do Autor

Marcos Katu Buiati, Instituto Federal de Brasília, Brasília, Brasil.

Doutorando em Artes Cênicas (Universidade de Brasília), Mestre em Performances Culturais (Universidade Federal de Goiás) e Bacharel em Dança (Unicamp). É docente da área de dança do Instituto Federal de Brasília onde lidera o des~ – núcleo de pesquisa e criação em dança com o qual desenvolve suas investigações desde 2017.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

BUIATI, Marcos Katu. Regimes do agora: monstruosidades, dança e política: monstruosidades, danza y política. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 60–87, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64209. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64209. Acesso em: 21 nov. 2024.