O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança

produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161

Resumo

A cultura Breaking é meio de produção, manutenção, transmissão e co-criação de conhecimento, ancorada nas cosmologias africanas, afrodiaspóricas e afrolatinas. Possui em seu arcabouço as categorias dos 3F’s - Feeling, Flow e Flava, como indicadores de análise técnica e qualitativa da dança dos membros de sua comunidade. Apesar de ser um fenômeno muito conhecido e já estabelecido em seu meio, com registros e subtextos sobre seu uso, prática e funcionalidade, até o presente momento não se verificou uma escrita específica sobre seu funcionamento enquanto sistema de análise étnico, ético e estético em dança. Recorremos à escrita intelectual sobre Breaking de Tricia Rose, Imani K. Johnson, Joseph Schloss e Moncell Durden. Utilizamos, assim como, Muniz Sodré, Eduardo Oliveira e Jairson Bispo para refletir sobre arkhé e ancestralidade na dança. Com isso, espera-se abrir mais espaço para o pensamento crítico-reflexivo e para a produção de conhecimento em dança a partir do Breaking no âmbito acadêmico. 

Biografia do Autor

Louise de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Mestranda em Dança pela UFBA (desde 2023) - bolsista CAPES, formada em Educação Física pela FEF - UnB/DF (2006) e em Licenciatura em Dança pelo IFB - Campus Brasília/DF (2022); é membro da Crew BSBgirls desde 2006. Atua como artista performer da dança, artivista e arte educadora. Em seu trabalho e pesquisa acadêmica dialoga com questões de gênero, étnico-raciais e diáspora negra.

Maria de Lurdes Barros Da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

Artista, docente e pesquisadora da Dança e seus Processos Criativos, professora associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- DEART/UFRN e Líder do Grupo de Pesquisa: LINC/ CNPq/UFRN. Desenvolve pesquisas sobre questões afrodiaspóricas, contra-dramatúrgicas e coreográficas na dança negra e da dança no cinema brasileiro e estrangeiro. Membro coordenadora do Comitê Temático: Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras da ANDA. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Dança/Mestrado/Doutorado da UFBA/PPG/DANÇA.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. "O Perigo de uma única História". Palestra traduzi-da e legendada em português) no TED TALKS - Conversas Rápidas). Ox-ford University. Oxford, Inglaterra, julho de 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc. Acessado 15/04/ 2010.

BENISTE, José. Dicionário Yorubá: Português. 5 ed. - Rio de Janeiro: Ber-trand Brasil, 2020.

BISPO, Jairson Pereira. Movediço estudo de chão. 2021. 97f. Dissertação de Mestrado em Dança – Programa de Pós-Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA.

BONA, Dénètem T. Cosmopoéticas do refúgio. Trad. Milena P. Duchiade. Florianópolis-SC: Editora Cultura e Barbárie, 2020.

DORNELES, Dandara R. Palavras Germinates: entrevista com Nego Bis-po. Identidade!. São Leopoldo, v.26, n. 1 e 2, p14-26, jan./dez. 2021. ISSN 2178-437X

FREITAS, Elaine Daniely Miranda. Freeze: o ápice do bboy no Breaking. 2013. 72f. (Monografia) obtenção parcial do título de Licenciatura Plena em Dança pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Belém.

GONÇALVES, Joana Brauer. Bohemian rhapsody: performance, ritual e re-lações de gênero no Breaking. 2012. 172f. Dissertação de Mestrado em An-tropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.

JOHNSON, Imani K. Dark Matter in Breaking Cyphers: the life of africanist aesthetics in global Hip Hop. [recurso eletrônico]. US: Oxford University Press, 2022.

LEPECKI, André. Coreopolítica e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropolo-gia. Florianópolis, v. 13, n. 1,2, p. 041–060, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p41 . Acessado em: 15/05/2024.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. 1ª ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MONCELL, Durden Intangible Roots. Everything remains raw: a historical perspective of Hip Hop dance. Youtube, 19 de outubro de 2022. Disponível em: https://youtu.be/-F-j5aXs_o4. Acessado em: 14/06/2023.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2017.

OLIVEIRA, Adriele Albuquerque De. Danças Urbanas: desmistificando con-ceitos do gênero feminino no Breaking. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Curso de Licenciatura em Dança da Universidade do Estado do Amazonas.

OLIVEIRA, Eduardo. Ensaios de Filosofia Africana. Instituto Conhecimento Liberta. videoaula 09 (1:30:22) 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SkSz_d335c8&feature=youtu.be. Aces-sado em: 14/11/2023.

OLIVEIRA, Eduardo. FILOSOFIA POP. Spotify, 2016. #030 - Filosofia Afri-cana: ancestralidade. (1:48:12). Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3OvEiYdJTSAKZZ1CkWlv2i?si=nda51T_5Thy1KhUkToG0CQ

OLIVEIRA, Louise L. Corp(O)ralidades: processos diferenciados de ensino-aprendizagem em dança. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gra-duação) - Instituto Federal de Brasília - IFB/Campus Brasília.

OLIVEIRA, Louise L. Fotos dos cards para a ANDA. 2023. Papel kraft recor-tado em formato de mobile com impressões circulares de referências biblio-gráficas e QR codes de vídeos na internet para interação e análise de dan-ça.

OZZILOST. The Freshest Kids. Youtube, 22 de março de 2012. Disponível em https://youtu.be/lKb1vszkeC8. Acessado em: 14/06/2023.

ROSE, Tricia. Barulho de preto [recurso eletrônico]: rap e cultura negra na América contemporânea. Trad. Daniela Vieira; Jaqueline Lima Santos. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2021.

SANTOS, Michael Stefferson Silva Dos. Dança Breaking: Contexto, estilos e procedimentos em ensino e aprendizagem. 2023. 107f. Trabalho de Con-clusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Nor-te, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Dança. Natal-RN.

SCHLOSS, Joseph Glenn. Foundation: B-boys, b-girls, and hip-hop cul-ture in New York. Oxford University Press, 2009.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

DE OLIVEIRA, Louise; BARROS DA PAIXÃO, Maria de Lurdes. O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança: produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 261–282, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64161. Acesso em: 28 out. 2024.