O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança

produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161

Résumé

A cultura Breaking é meio de produção, manutenção, transmissão e co-criação de conhecimento, ancorada nas cosmologias africanas, afrodiaspóricas e afrolatinas. Possui em seu arcabouço as categorias dos 3F’s - Feeling, Flow e Flava, como indicadores de análise técnica e qualitativa da dança dos membros de sua comunidade. Apesar de ser um fenômeno muito conhecido e já estabelecido em seu meio, com registros e subtextos sobre seu uso, prática e funcionalidade, até o presente momento não se verificou uma escrita específica sobre seu funcionamento enquanto sistema de análise étnico, ético e estético em dança. Recorremos à escrita intelectual sobre Breaking de Tricia Rose, Imani K. Johnson, Joseph Schloss e Moncell Durden. Utilizamos, assim como, Muniz Sodré, Eduardo Oliveira e Jairson Bispo para refletir sobre arkhé e ancestralidade na dança. Com isso, espera-se abrir mais espaço para o pensamento crítico-reflexivo e para a produção de conhecimento em dança a partir do Breaking no âmbito acadêmico. 

Bibliographies de l'auteur

Louise de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Mestranda em Dança pela UFBA (desde 2023) - bolsista CAPES, formada em Educação Física pela FEF - UnB/DF (2006) e em Licenciatura em Dança pelo IFB - Campus Brasília/DF (2022); é membro da Crew BSBgirls desde 2006. Atua como artista performer da dança, artivista e arte educadora. Em seu trabalho e pesquisa acadêmica dialoga com questões de gênero, étnico-raciais e diáspora negra.

Maria de Lurdes Barros da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

Artista, docente e pesquisadora da Dança e seus Processos Criativos, professora associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- DEART/UFRN e Líder do Grupo de Pesquisa: LINC/ CNPq/UFRN. Desenvolve pesquisas sobre questões afrodiaspóricas, contra-dramatúrgicas e coreográficas na dança negra e da dança no cinema brasileiro e estrangeiro. Membro coordenadora do Comitê Temático: Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras da ANDA. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Dança/Mestrado/Doutorado da UFBA/PPG/DANÇA.

Références

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SCHLOSS, Joseph Glenn. Foundation: B-boys, b-girls, and hip-hop cul-ture in New York. Oxford University Press, 2009.

Publiée

2024-10-18

Comment citer

DE OLIVEIRA, Louise; BARROS DA PAIXÃO, Maria de Lurdes. O uso dos 3F’s - feeling, flow, flava - como sistema de análise étnico - estético em dança: produção de conhecimento no Hip Hop a partir do Breaking. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 261–282, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64161. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64161. Acesso em: 21 nov. 2024.