Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254

Palavras-chave:

Expressão Cultural, Samba de Gafieira., Batucar-cantar-dançar., Descolonização

Resumo

Este ensaio trata da possibilidade do resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca ao abordar algumas das características sociais e culturais da lógica capitalista e colonial de dominação  no planejamento colonial de corpos, de dominação de seus gestos e exclusão da origem africana dos sentires presentes nos corpos e movimentos culturais, como a Dança da Gafieira. O ensaio debruça-se sobre   possibilidades de desvelar e fortalecer essa dança e suas potências como linguagem capaz de criar fissuras nos sistemas de dominação, ao dialogar com o pensamento e as algumas práticas de criação e pedagógicas do coreógrafo e dançarino João Carlos Ramos e sua Cia. Aérea de Dança. 


Biografia do Autor

Paula Otero, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Artista, professora e pesquisadora nas artes do movimento e da música. Enfoque nas pedagogias somáticas. Mestre e doutoranda  em Artes Cênicas pela UNIRIO. Licenciatura em Dança na FAV- Faculdade Angel Vianna,onde leciona a disciplina Corpo, voz e música. Formação técnica em bailarina contemporânea e em recuperação motora através da dança pela FAV. Cursou Licenciatura em Música pelo Instituto Villa-Lobos-UNIRIO. Essa formação é a base do trabalho de criação, ensino e aprendizagem que desenvolve em suas práticas artísticas e didáticas em  projetos interdisciplinares em dança, teatro e música. Colaborou com diversas criações da Aquela Cia de Teatro. Atualmente, desenvolve parcerias com o Núcleo do Invisível de Pesquisa - corpo, a Cia. Casa de Jorge, a Cineorquestra Soundpainting e a Cia. Aérea de Dança.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

OTERO, Paula. Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 424–435, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64254. Acesso em: 30 dez. 2024.