Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254

Palabras clave:

Expressão Cultural, Samba de Gafieira., Batucar-cantar-dançar., Descolonização

Resumen

Este ensaio trata da possibilidade do resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca ao abordar algumas das características sociais e culturais da lógica capitalista e colonial de dominação  no planejamento colonial de corpos, de dominação de seus gestos e exclusão da origem africana dos sentires presentes nos corpos e movimentos culturais, como a Dança da Gafieira. O ensaio debruça-se sobre   possibilidades de desvelar e fortalecer essa dança e suas potências como linguagem capaz de criar fissuras nos sistemas de dominação, ao dialogar com o pensamento e as algumas práticas de criação e pedagógicas do coreógrafo e dançarino João Carlos Ramos e sua Cia. Aérea de Dança. 


Biografía del autor/a

Paula Otero, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Artista, professora e pesquisadora nas artes do movimento e da música. Enfoque nas pedagogias somáticas. Mestre e doutoranda  em Artes Cênicas pela UNIRIO. Licenciatura em Dança na FAV- Faculdade Angel Vianna,onde leciona a disciplina Corpo, voz e música. Formação técnica em bailarina contemporânea e em recuperação motora através da dança pela FAV. Cursou Licenciatura em Música pelo Instituto Villa-Lobos-UNIRIO. Essa formação é a base do trabalho de criação, ensino e aprendizagem que desenvolve em suas práticas artísticas e didáticas em  projetos interdisciplinares em dança, teatro e música. Colaborou com diversas criações da Aquela Cia de Teatro. Atualmente, desenvolve parcerias com o Núcleo do Invisível de Pesquisa - corpo, a Cia. Casa de Jorge, a Cineorquestra Soundpainting e a Cia. Aérea de Dança.

Citas

LIGIÉRO, Zeca. Batucar-Cantar-Dançar – desenho das perfomances africanas no Brasil - jan.-abr. - n. 1 - v. 21. Aletria, 2011.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela [recurso eletrônico] / - 1. ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

COUTINHO, Marina Henriques. In: NOGUEIRA, Marcia Pompeo et.al. (org.). Pedagogias do desterro. Práticas de Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Hucitec Editora 2020.

PIRES, Isabelle Cristina da Silva. Uma febre dançante no Rio de Janeiro: cultura negra e associativismo recreativo. Mundos do Trabalho, Florianópolis | v. 14 | p. 1-7 | 2022. Resenha: PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. A cidade que dança: clubes e bailes negros no Rio de Janeiro (1881-1933). Campinas: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020. 359 p.

RAMOS, João Carlos. Depoimento [jan.2024]. Entrevistadora. Paula Alvarenga Otero, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2024. Entrevista concedida via Google Meet para o curso Possibilidades e limites da Pedagogia das Artes Cênicas em meio às ruínas do neoliberalismo. Professora: Marina Henriques Coutinho. Doutorado. PPGAC/UNIRIO.

ROLNIK, Raquel. Palestra realizada na Sessão 12 do curso A Colonialidade do Saber

Urbano, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (IPPUR), no dia 13/11/2020. Vídeo disponível em:

https://www.facebook.com/ettern.ippur/videos/709508606353183

RUFINO, Luiz. Vence-demanda [recurso eletrônico]: educação e descolonização / Luiz Rufino. — 1. ed. — Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São

Paulo: Boitempo. 2016.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2 ed. Rio de Janeiro: Mauad,1998.

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

OTERO, Paula. Companhia A´érea de Dança: o resgate da corporeidade negra na Dança de Gafieira carioca. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 424–435, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64254. Acesso em: 21 nov. 2024.