Aerial Company Dance: a proposal to rescue black corporeality in the Gafieira Carioca Dance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254

Keywords:

Expressão Cultural, Samba de Gafieira., Batucar-cantar-dançar., Descolonização

Abstract

This essay deals with the possibility of rescuing black corporeality in Rio de Janeiro's Gafieira Dance by addressing some of the social and cultural characteristics of the capitalist and colonial logic of domination in the colonial planning of bodies, the domination of their gestures and the exclusion of the African origin of the feelings present in bodies and cultural movements, such as Gafieira Dance. The essay focuses on the possibilities of unveiling and strengthening this dance and its potential as a language capable of creating cracks in systems of domination, by dialoguing with the thinking and some creative and pedagogical practices of choreographer and dancer João Carlos Ramos and his Cia. Aérea de Dança.

Author Biography

Paula Otero, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Artista, professora e pesquisadora nas artes do movimento e da música. Enfoque nas pedagogias somáticas. Mestre e doutoranda  em Artes Cênicas pela UNIRIO. Licenciatura em Dança na FAV- Faculdade Angel Vianna,onde leciona a disciplina Corpo, voz e música. Formação técnica em bailarina contemporânea e em recuperação motora através da dança pela FAV. Cursou Licenciatura em Música pelo Instituto Villa-Lobos-UNIRIO. Essa formação é a base do trabalho de criação, ensino e aprendizagem que desenvolve em suas práticas artísticas e didáticas em  projetos interdisciplinares em dança, teatro e música. Colaborou com diversas criações da Aquela Cia de Teatro. Atualmente, desenvolve parcerias com o Núcleo do Invisível de Pesquisa - corpo, a Cia. Casa de Jorge, a Cineorquestra Soundpainting e a Cia. Aérea de Dança.

References

LIGIÉRO, Zeca. Batucar-Cantar-Dançar – desenho das perfomances africanas no Brasil - jan.-abr. - n. 1 - v. 21. Aletria, 2011.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela [recurso eletrônico] / - 1. ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

COUTINHO, Marina Henriques. In: NOGUEIRA, Marcia Pompeo et.al. (org.). Pedagogias do desterro. Práticas de Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Hucitec Editora 2020.

PIRES, Isabelle Cristina da Silva. Uma febre dançante no Rio de Janeiro: cultura negra e associativismo recreativo. Mundos do Trabalho, Florianópolis | v. 14 | p. 1-7 | 2022. Resenha: PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. A cidade que dança: clubes e bailes negros no Rio de Janeiro (1881-1933). Campinas: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020. 359 p.

RAMOS, João Carlos. Depoimento [jan.2024]. Entrevistadora. Paula Alvarenga Otero, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2024. Entrevista concedida via Google Meet para o curso Possibilidades e limites da Pedagogia das Artes Cênicas em meio às ruínas do neoliberalismo. Professora: Marina Henriques Coutinho. Doutorado. PPGAC/UNIRIO.

ROLNIK, Raquel. Palestra realizada na Sessão 12 do curso A Colonialidade do Saber

Urbano, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (IPPUR), no dia 13/11/2020. Vídeo disponível em:

https://www.facebook.com/ettern.ippur/videos/709508606353183

RUFINO, Luiz. Vence-demanda [recurso eletrônico]: educação e descolonização / Luiz Rufino. — 1. ed. — Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São

Paulo: Boitempo. 2016.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2 ed. Rio de Janeiro: Mauad,1998.

Published

2024-10-18

How to Cite

OTERO, Paula. Aerial Company Dance: a proposal to rescue black corporeality in the Gafieira Carioca Dance. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 424–435, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64254. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64254. Acesso em: 28 oct. 2024.