Geolocalizando o artista

pontos de cardeais de uma pesquisa em dança guiada pela prática artística autobiográfica nas Artes Cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63226

Palavras-chave:

Autoficção, Escrita de Si, Espaço biográfico, Processo criativo

Resumo

Apresento, por este artigo, o processo criativo de uma cena, expressa por meio de experimentações práticas realizadas durante a disciplina “Corpo, práticas feministas e dramaturgias de testemunhos”. A partir de elementos testemunhais e documentais, concentrando-me na criação cênica em dança para narrar experiências autoficcionais. Nessa pesquisa guiada pela pratica artística, temas norteadores são explorados para criar dramaturgias, coreografias e ações performáticas. Destaca-se, para isso, a importância dos elementos do espaço biográfico: documentos obtidos no processo, históricos pessoais, memoriais, imagens e sons, sendo valiosos pontos de partida para a criação cênica geolocalizada em dança.

Biografia do Autor

Davidson José Martins Xavier, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

É artista da Dança e Teatro, artista-educador e instrutor de movimento. DRT: 28.220. Formou-se em Licenciatura em Artes/Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em 2004; tem pós-graduação em Psicopedagogia (2013) e MBA em História da Arte (2018). Mestre em Artes da Cena pelo PPGAC/UFG. Integra o grupo de pesquisa Mito, rito e cartografias feministas nas Artes (MOTIM/PPGARTES/UERJ/CNPq) e o Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (LAPIAC/FEFD/UFG/ CNPq).

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

MARTINS XAVIER, Davidson José. Geolocalizando o artista: pontos de cardeais de uma pesquisa em dança guiada pela prática artística autobiográfica nas Artes Cênicas. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 155–182, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.63226. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/63226. Acesso em: 30 dez. 2024.