Archives

  • Pesquisas em Dança: fluxo continuo
    Vol. 2 No. 4 (2023)

    Concerned with permanently stimulating the visibility and qualification of dance research, the Revista Brasileira de Estudos em Dança dedicates an annual volume to unpublished texts and translations received in continuous flow, with diversified themes and approaches involving research dedicated to dance studies. This publication contains the texts received and evaluated throughout 2023.

  • Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
    Vol. 2 No. 3 (2023)

    Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.

    Questões, temas e problemáticas disparadoras:

    Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
    Onde está a dança na educação e a educação na dança?
    Dança educação: o quê e pra quê?
    Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
    Dançando em sala de aula
    Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
    Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
    Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
    Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
    Sala de aula: dança educação em questão

  • Pesquisas em Dança: fluxo contínuo
    Vol. 1 No. 2 (2022)

    Preocupada em visibilizar as pesquisas em Dança com diferentes abordagens, a Revista Brasileira de estudos em Dança torna público este número com textos inéditos e traduções recebidas em fluxo contínuo ao longo do ano de 2022.

  • Outras Danças, Muitas Histórias
    Vol. 1 No. 1 (2022)

    Partindo do pressuposto de que “a mudança de figurino não implica em mudança de manequim”, entendendo que somente mudar os objetos de estudo da história da dança não implica numa mudança significativa do oficio, o presente dossiê convocou pesquisadoras de países africanos e de países de Abya Yala com o desafio de enfrentarmos também as questões epistemológicas que orientam nossas teorias e métodos historiográficos.

    Para tanto, foi proposto às pessoas pesquisadoras, a seguinte pergunta disparadora: Quais as especificidades de pensar e fazer historiografias da dança em lugares que passaram pelo processo colonial na condição de colônias?  As pessoas leitoras encontrarão textos inéditos de autoras da Argentina, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guatemala, Costa Rica, Moçambique e Venezuela; dedicados a examinar por diferentes óticas, processos históricos, teorias, situações e acontecimentos permeados pelo processo colonial ou por suas consequências.