Revista Contemporânea de Educação

A Revista Contemporânea de Educação (RCE), criada em 2006, é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua periodicidade é quadrimestral e editada em formato eletrônico.

Os objetivos da RCE são:

a) divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa em educação;

b) propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior.

Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.

 

Qualis Capes: B1 (de acordo com o novo Qualis 2019)

Notícias

 

Dossiê: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL

 

A PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2023 DA REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO (V. 18, N. 41) TERÁ COMO TEMA “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

ORGANIZADORES: WAGNER DOS SANTOS (Ufes), MARCIEL BARCELOS (UFT) e DENILSON JUNIO MARQUES SOARES (IFMG)

Apresentação do Dossiê

A avaliação educacional tem se configurado como objeto de pesquisa de impacto na produção científica nacional e internacional. Sua pluralidade é campo catalizador de ações em diferentes contextos, possibilitando aos pesquisadores a produção de conhecimento sobre os exames estandardizados, as avaliações institucionais e as avaliações da/para aprendizagem. Esse movimento tem contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados por aqueles que mobilizam a avaliação nesses diferentes contextos, produzindo/analisando tendências, instrumentos avaliativos e métodos a partir da polifonia de constructos teórico-metodológicos. Assim, o objetivo do Dossiê é contribuir para o debate em torno da avaliação educacional e seus desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional, de forma a abordá-la em sua pluralidade de referenciais teóricos, métodos e formas de análise. São aceitos artigos inéditos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

 

 
Publicado: 2022-08-10 Mais...
 

Dossier: EDUCATIONAL ASSESSMENT: CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN THE NATIONAL AND INTERNATIONAL SCENARIO

 

Dossier Presentation

Educational assessment as an object of research has been a spotlight in national and international scientific production. Its plurality enables actions in different contexts, providing researchers the production of knowledge about standardized exams, institutional assessments, and assessments of/for learning. This movement has contributed to understanding the challenges of those who mobilize assessment in these different contexts, producing/analyzing trends, assessment instruments, and methods based on the diversity of theoretical-methodological constructs. Thus, the objective of the Dossier is to contribute to the debate on educational assessment and its challenges and perspectives in the national and international scenario. The proposal is to approach it in its plurality of theoretical references, methods, and forms of analysis. Unpublished articles written in Portuguese, English, or Spanish are accepted.

Organizers: Wagner dos Santos (UFeS), Marciel Barcelos (UFT) and Denilson Junio Marques Soares (IFMG)

 

 
Publicado: 2022-08-10 Mais...
 
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v. 17, n. 39 (2022): Reflexões e debates da educação contemporânea


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