Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaço entre linhas 1,5;  fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação às cegas pelos pares foram seguidas.
  • Processo de Avaliação pelos Pares: A avaliação dos artigos submetidos é dividida em duas fases. A primeira fase envolve a verificação se o manuscrito está de acordo com o escopo e foco da revista e as normas de submissão, formatação e não identificação da autoria, conforme disponível em diretrizes aos autores. Na segunda fase os trabalhos são enviados sem identificação - avaliação às cegas - para no mínimo dois pareceristas ad hoc indicados pelo editor de seção. Os pareceres serão dados seguindo modelo previamente definido pela Comissão Editorial. Os autores receberão um comunicado por email sobre o resultado da avaliação.
  • O autor deve ser, no mínimo, mestrando, ou estar em coautoria com mestrando(s), mestre(s), doutorando(s) ou doutor(es).
  • O(s) autor(es) deve(m) ter o cadastro completo no site da Revista.
  • O arquivo deverá estar sem identificação de autoria. Para remover a identificação de autoria nos metadados, em arquivos Word, acesse: Arquivo > Informações > Inspecionar Documento > Inspecionar (no canto inferior direito da aba) > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover Tudo.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

Das seções: as contribuições devem ser encaminhadas para uma das seções abaixo listadas. As duas primeiras estão presentes em todos os números. As seções resenhas, notas de pesquisas e entrevistas se revezam nas diferentes edições da revista.

Artigos: serão submetidos à avaliação artigos que versem sobre pesquisas empíricas ou documentais e ensaios teóricos, na suposição de que são inéditos e não foram encaminhados simultaneamente a outro periódico. Os artigos deverão estar adequados ao escopo da revista e cumprir as normas específicas para publicação. Os artigos deverão conter até 44.000 caracteres (com espaços), incluindo resumos, tabelas, notas e referências bibliográficas.

Resenhas: as resenhas submetidas deverão realizar uma leitura crítica de livros relevantes para a área educacional ou área correlata, publicados nos últimos três anos. A resenha deve ter até 10.000 caracteres (com espaços) e título opcional. A resenha deverá informar o título, autor e data de publicação do livro resenhado. No corpo da resenha não deverá ser identificado o nome do autor.

Entrevistas: as entrevistas, com autores ou personalidades relevantes da área da educação ou de áreas afins, deverão ser encaminhadas em sua versão final de organização, acompanhadas da autorização do entrevistado. Deverão conter até 10.000 caracteres (com espaços).

Todos os manuscritos submetidos devem ter no máximo 1,5 MB e seguir as normas específicas para publicação, conforme pode ser visto abaixo. 

 

Normas específicas para submissão:

a. Todos os textos encaminhados às seções deverão ser submetidos obedecendo à seguinte formatação:  margem direita - 2,0 cm ; margem esquerda -- 3,0 cm; margem superior - 3,0 cm; margem inferior - 2,0 cm; alinhamento -- justificado; espaço entre linhas -- 1,5, sem marcações de parágrafo; fonte -- Times New Roman, tamanho 12; configuração da página - A4; título do trabalho centralizado em caixa alta, em negrito e com até 10 palavras; não numerar as páginas; as notas deverão ser colocadas nos rodapés com fonte tamanho 10; nas citações com mais de três linhas usar recuo de 4 centímetros, espaço entre linhas simples e fonte tamanho 11; figuras/tabelas/gráficos deverão ser nomeados e numerados, incluídos no texto;  as referências bibliográficas devem estar no estilo American Psychological Association (APA).

b. O título dos artigos e das notas de pesquisa  deverão conter até 10 palavras,  o resumo até 800 caracteres com espaços e 3 palavras-chave em português, de acordo com o Thesaurus. O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ter  versão em: inglês, espanhol e português. No corpo do trabalho não deverá ser identificado o nome do autor (ou dos autores) e instituição

c. Os arquivos para submissão estarão em formato Microsoft Word ou RTF.

 

Das responsabilidades:

a. Os artigos submetidos à avaliação seguem as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação às cegas por pares”;

b. Afirmações, opiniões e expressões presentes nos textos são de responsabilidade dos próprios autores;

c. O editor se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos aceitos para publicação;

d. O envio de originais à revista implica autorização do autor para sua publicação. Não serão pagos direitos autorais.

e. Os autores devem participar ativamente da discussão dos resultados de seus trabalhos publicados.

f. Os autores devem participar da revisão e aprovação da versão final do trabalho.

 
Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Devem ser apresentadas em ordem alfabética e, em seguida, cronológica, utilizando a fonte 12pt alinhamento à esquerda, espaçamento entre linhas 1,0 pt (simples), sem espaço após o parágrafo, sem recuo na primeira linha, e recuo de 1,0 cm nas demais linhas. Cada referência, incluindo seu link, deve estar em um parágrafo único e não use ponto ao final do link, que deve levar diretamente ao periódico citado.

1 Artigo ou ensaio publicado em periódico

Autor. (Ano). Título do artigo. Nome do periódico (sem abreviação), volume (número ou edição), páginas inicial e final ou paginação eletrônica. Link

Ex.:

Oliveira, V. M. de, & Satriano, C. R. (2017). Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, 23(51), 369-386. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8231

Silva, M. A. da. (2019). A política cultural dos livros didáticos de matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais. Linhas Críticas, 25, e21853. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21853

2 Anais de evento

Autor. (Ano). Título. Nome do evento, Local. Link

Ex.:

Arruda, P. C. (2008). Brasília: cidade planejada, identidade fluida. Anais do IV ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, Salvador, Bahia, Brasil. http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14169.pdf

3 Reportagem

Autor. (Ano, mês dia). Título da reportagem. Nome do local publicado (sem abreviação). Link

Ex.:

Cattony, L. (2019, dezembro 2). Maternidade no Lattes: uma conquista das pesquisadoras brasileiras. Lindekin. https://www.linkedin.com/pulse/maternidadelattes-uma-conquista-das-pesquisadoras-lucianacattony/?fbclid=IwAR10liwik0rjxZ_HsewSGuQ_gWkEkKxxDV-- XmLdCnsM3AmIbSIw3UaZwOQ

4 Livro

Autor. (Ano). Título do livro. Editora.

Ex.:

hooks, b. (2018). O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rosa dos Tempos.

5 Capítulo de livro

Autor. (Ano). Título do capítulo. Em Autor. Título do livro (informações adicionais opcionais: edição, volume, tradutor, etc. Informação obrigatória: intervalo de páginas). Editora. Link

Ex.:

Almeida, M. I., & Pimenta, S. G. A. (2011). Construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. Em S. G. Pimenta, & M. I. Almeida. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores (pp. 19-43). Cortez.

Saviani, D. (1996). Os saberes implicados na formação do educador. Em M. A. Bicudo, & C. A. Silva Júnior (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade (pp. 145-155). Unesp.

6 Entrevista

Autor (Ano). Título. Entrevista com X. Nome do periódico (sem abreviação), volume (número ou edição), páginas inicial e final ou paginação eletrônica. Link

Ex.:

França, F. F., Priori, C., & Galinkin, A. L. (2020). Os impactos da pandemia (Covid-19) no cotidiano das pessoas de:safios e contribuições dos estudos de gênero e dos feminismos - Entrevista com Joana Maria Pedro. Revista Educação e Linguagens, 11- 25. http://revista.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/119

7 Ordenamentos (constituição, decreto, emenda, parecer, relatório, projeto de lei, etc.)

País, estado, cidade ou órgão máximo. (Ano). Título do documento ou número da lei (descrição opcional). Órgãos governamentais em ordem hierárquica decrescente separados por ponto. Link oficial

Ex.:

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Organização das Nações Unidas (ONU). (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2018). Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf

8 Teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso

Autor. (Ano). Título. [Tese de doutorado ou Dissertação de mestrado, Nome da universidade sem abreviação]. Nome do repositório. Link

Fávaro, J. F. (2018). A relação sociedade/divindades/natureza no Templo Espírita de Umbanda Abaçá de Oxalá em Pato Branco-PR: modos plurais de existência. [Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR - RIUT. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3262

Xavier, C. C. (2017). Escola parque: apontamentos sobre Anísio Teixeira e o ensino da arte no Brasil. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/32017

 

Orientações para citações:

1 Citações diretas com um autor:

-        Entre aspas duplas com indicação de páginal: “citação” (Autor, ano, p. 10).

Ex.: “citação” (Lima, 2018, p. 144).

-       Na ausência de página do documento consultado, utilizar a indicação s.p. (sem página): “citação” (Autor, ano, s.p.).

Ex.: “citação” (Lima, 2018, s.p.).

-       Para indicação de uma página utilizar p. e pp. com hífen para indicar um intervalo de páginas: “citação” (Autor, ano, pp. x-y).

Ex.: “citação” (Lima, 2018, pp. 144-145).

2 Citações diretas com dois autores:

-       Utilizar o & para separar os autores: (AutorA & AutorB, ano, p. 188).

Ex.: “citação” (Lima & Silva, 2018, p. 188).

3 Citações diretas com mais de dois autores:

-       Citar o sobrenome do primeiro autor seguido por et al.: (Autor et al., ano).

Ex.: “citação” (Prado et al., 2018, p. 144).

4 Citações diretas com autores de diferentes referências:

-       Organizar as diferentes referências em ordem cronológica, separadas por ponto e vírgula: (AutorA, 1986; AutorB, 2020).

Ex.: “citação” (Castro, 2019; Amaral, 2021).

5 Citações diretas com 40 ou mais palavras:

-       Organizadas em parágrafo separado com fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas 1,5 pt, texto justificado, com espaço de 12 pt após o parágrafo, e recuo de 2 centímetros em todas as linhas. Os autores podser mencionados no prágrafo anterior ou na citação.

Ex.:

Um contraponto a esta condição da mulher dona de casa pode ser feito com hooks[1] (2018, p. 70), pois, segundo a autora, “quando as mulheres, em casa, dedicam todo o tempo a atender às necessidades dos outros, o lar é local de trabalho para ela, não é local de relaxamento, conforto e prazer”. Entretanto, o atual quadro, no qual o trabalho no Brasil está caracterizado, não confere atenção às tarefas não remuneradas do espaço doméstico. (Castro, 2021, p. 4, grifos da autora)

            Atenção:

-       após a citação utilizar espaço 12 pt;

-       há uma indicação de como utilizar nota de rodapé;

-       os grifos da autora referem-se à hooks e se pertencessem a autora do texto (Castro); deveria ser utilizado no parentesis: grifos meus;

-       o ponto final fica no término da citação, antes do parentesis.

6 Citações indiretas narrativas

-       O sobrenome do autor aparece integrado ao texto como parte da sentença, com o ano entre parênteses: Autor (ano).

-       Em citações com dois autores: utilizar “e” para separar os sobrenomes: AutorA e AutorB (ano).

-       Nas citações com três ou mais autores: citar o sobrenome do primeiro autor seguido por et al.: Autor et al. (ano).

7 Citações indiretas de autores: uso de “apud”

-       Para citar obra citada por outro autor como parte da sentença narrativa: AutorA (ano, como citado em AutorB, ano, p. X).

Ex.: [...] como afirmado Massey (1999, como citado em Oliveira, 2020, p. 159).

-       Para citar obra citada por outro autor: (AutorA, ano, como citado em AutorB, ano, p. X).

Ex.: (Massey, 1999, como citado em Oliveira, 2020, p. 161).

2. Siglas e acrônimos: Utilizar na primeira citação, tanto as siglas, quanto os acrônimos devem ter seus nomes indicados por extenso para, em seguida, utilizar somente a siglaou o acrônico no artigo:  Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

2.1 Em citações narrativas

Ex. primeira citação: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2020)

Ex. demais citações: UFRJ (2020)

2.2 Em citações parentéticas

Ex. primeira citação: (Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ], 2020)

Ex. demais citações: (UFRJ, 2020)

Atenção: nas referências é necessário indicar o nome completo da instituição com a sigla entre parênteses.



[1] As notas de rodapé não podem exceder 3 (três) linhas. O texto deve ser formatado com espaço simples, fonte tamanho 10 pt, alinhamento justificado. Não colocar nota de rodapé no título do artigo ou no resumo.

Orientações gerais:

Não há limite de autores para publicação de um artigo.

Todos os autores do artigo devem se cadastrar no sistema.

Aceitamos publicações a partir de mestrandos.

Artigos

Política padrão de seção

Número Temático: Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.