Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contemporânea de Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

Das seções: as contribuições devem ser encaminhadas para uma das seções abaixo listadas. As duas primeiras estão presentes em todos os números. As seções resenhas, notas de pesquisas e entrevistas se revezam nas diferentes edições da revista.

Artigos: serão submetidos à avaliação artigos que versem sobre pesquisas empíricas ou documentais e ensaios teóricos, na suposição de que são inéditos e não foram encaminhados simultaneamente a outro periódico. Os artigos deverão estar adequados ao escopo da revista e cumprir as normas específicas para publicação. Os artigos deverão conter até 44.000 caracteres (com espaços), incluindo resumos, tabelas, notas e referências bibliográficas.

Resenhas: as resenhas submetidas deverão realizar uma leitura crítica de livros relevantes para a área educacional ou área correlata, publicados nos últimos três anos. A resenha deve ter até 10.000 caracteres (com espaços) e título opcional. A resenha deverá informar o título, autor e data de publicação do livro resenhado. No corpo da resenha não deverá ser identificado o nome do autor.

Entrevistas: as entrevistas, com autores ou personalidades relevantes da área da educação ou de áreas afins, deverão ser encaminhadas em sua versão final de organização, acompanhadas da autorização do entrevistado. Deverão conter até 10.000 caracteres (com espaços).

Todos os manuescritos submetidos devem ter no máximo 1,5 MB e seguir as normas específicas para publicação, conforme pode ser visto abaixo. 

 

Normas específicas para submissão:

a. Todos os textos encaminhados às seções deverão ser submetidos obedecendo à seguinte formatação:  margem direita - 2,0 cm ; margem esquerda -- 3,0 cm; margem superior - 3,0 cm; margem inferior - 2,0 cm; alinhamento -- justificado; espaço entre linhas -- 1,5, sem marcações de parágrafo; fonte -- Times New Roman, tamanho 12; configuração da página - A4; título do trabalho centralizado em caixa alta, em negrito e com até 10 palavras; não numerar as páginas; as notas deverão ser colocadas nos rodapés com fonte tamanho 10; nas citações com mais de três linhas usar recuo de 4 centímetros, espaço entre linhas simples e fonte tamanho 11; figuras/tabelas/gráficos deverão ser nomeados e numerados, incluídos no texto;  as referências bibliográficas devem estar de acordo com a NBR 6023: 2002.

b. O título dos artigos e das notas de pesquisa  deverão conter até 10 palavras,  o resumo até 800 caracteres com espaços e 3 palavras-chave em português, de acordo com o Thesaurus. O título, o resumo e as palavras-chaves deverão ter  versão em: inglês, espanhol e português. No corpo do trabalho não deverá ser identificado o nome do autor (ou dos autores) e instituição

c. Os arquivos para submissão estarão em formato Microsoft Word ou RTF.

 

Das responsabilidades:

a. Os artigos submetidos à avaliação seguem as instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação às cegas por pares”;

b. Afirmações, opiniões e expressões presentes nos textos são de responsabilidade dos próprios autores;

c. O editor se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos aceitos para publicação;

d. O envio de originais à revista implica autorização do autor para sua publicação. Não serão pagos direitos autorais.

 
Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

I. Livros

a) Autor: último sobrenome em maiúscula seguido dos prenomes em minúscula.

Exceções: nomes espanhóis, que entram pelo penúltimo sobrenome; dois sobrenomes ligados por traço de união, que são grafados juntos; sobrenomes que indicam parentesco como "Júnior", "Filho", "Neto" acompanham o último sobrenome.

b) Título: em negrito.

c) Subtítulo: se houver, separado do título por dois pontos, sem grifo.

d) Edição: indica-se o número da edição, a partir da segunda edição, seguido de ponto e da palavra edição (ed.) no idioma da publicação. Não se anota quando for a primeira. As demais deverão ser anotadas. Assim: 2.ed., 3.ed. etc.

e) Os meses abreviam-se pelas três primeiras letras, com exceção de maio. Assim: jan. fev. mar. abr. maio, jun. jul. ago. set. out. nov. dez.

f) Local da publicação: quando há mais de uma cidade, indica-se a primeira mencionada na publicação, seguido de dois pontos.

g) Editora: apenas o nome que a identifique, seguida de vírgula.

h) Data: ano de publicação.

Livros no Todo

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Nº da edição.

Cidade: Editora, ano.

Exemplo: MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.

Capítulos de livros

SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE REFERENCIADA, Prenome. Título da parte

referenciada. In: SOBRENOME DO AUTOR OU ORGANIZADOR, Prenomes. (Org.).

título do livro. Local : editora, ano. Página inicial e final.

 Exemplo: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J (org). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7 -6.

II. Periódicos

No Todo

NOME DA REVISTA. Local de publicação: editora (se não constar no título), número do volume (v. __), número do exemplar (n.__), mês. Ano.

Exemplo: DINHEIRO. São Paulo: Editora Três, n. 148, 28 jun. 2000. 

Artigos de periódicos

Com autor definido

SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, Local da publicação, número do volume, número do fascículo, pagina inicial-final do artigo, mês. Ano.

Exemplo: PIRES, Eloiza Gurgel. Modernidade, infância e linguagem em Walter Benjamin.Conjectura: filosofia e Educação, Caxias do Sul,  v. 21,  n. 2, ago.  2016 .

Sem autor definido

TÍTULO do artigo (apenas a primeira palavra em maiúscula). Título da revista, Local da publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês. Ano.

Exemplo: As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, p. 20-34, set. 1984.

Obs: nas referências a periódicos e artigos eletrônicos, acrescentar: Disponível em <incluir endereço eletrônico - URL>. Acesso em: (incluir a data de acesso:

dia/mês/ano).

Exemplo: PIRES, Eloiza Gurgel. Modernidade, infância e linguagem em Walter Benjamin. Conjectura: filos. e Educ.,  Caxias do Sul,  v. 21,  n. 2, ago.  2016 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200245&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  29  out.  2018. 

III. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Ano. Tese, dissertação ou trabalho acadêmico (grau e área) - Unidade de Ensino, Instituição, Local: Data.

Exemplo: ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo,  261p. 2015.

IV. Relatórios

NOME DA INSTITUIÇÃO. Titulo do relatório. Local da publicação, ano.

Exmplo: BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de atividades. Brasília, DF, 1993. 

V. Jornais

Jornais no Todo.

NOME DO JORNAL. Cidade, data.

Exemplo: JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 10 mai. 2005.

Artigos de Jornal

Com autor definido

SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo. Título do jornal, Cidade, data (dia, mês, ano). Suplemento, número da página, coluna.

Exemplo: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha São Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13.

Sem autor definido

TÍTULO do artigo (apenas a primeira palavra em maiúscula). Título do jornal, Cidade, data (dia, mês, ano). Suplemento, número da página, coluna.

Exemplo: TRINCHEIRA musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p.2, 12 jan 2012.

VI. Anais

NOME DO EVENTO, Número do evento, ano de realização. Local. Título. Local:Editora, ano de publicação. Número de páginas ou volume.

Exemplo: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4, 1996, Recife. Anais. Recife:UFPE, 1996, 200p.

Trabalhos de anais

SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo. In:  NOME DO EVENTO, Número do evento, ano de realização. Local. Título. Local: Editora, ano de publicação.Número de páginas ou volume. referências Bibliográficas.

Exemplo: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B.. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 16-49.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaço entre linhas 1,5;  fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação às cegas pelos pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.