Foco e Escopo
A Revista Contemporânea de Educação (RCE), ISSN 1809-5747, é uma publicação científica em formato eletrônico, de periodicidade quadrimestral, vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundada em 2006, a revista tem como missão divulgar a produção acadêmica voltada às investigações educacionais, abrangendo temas relacionados ao ensino e à análise da conjuntura educacional em contextos nacionais e internacionais.
O periódico publica tanto edições temáticas quanto em fluxo contínuo, contemplando artigos originais que tratam de problemáticas pertinentes ao campo da Educação, bem como resenhas críticas e notas de pesquisa. Todos os manuscritos são inéditos e apresentam resultados de estudos desenvolvidos na área da Educação e em áreas afins.
A RCE adota uma política de acesso aberto e gratuito, não cobrando taxas de submissão, avaliação ou publicação. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. A reprodução parcial dos conteúdos é permitida mediante citação completa da fonte.
O público-alvo da revista compreende profissionais da Educação e das áreas das Ciências Humanas e Sociais.
Classificação Qualis CAPES (Quadriênio 2017–2020): A4
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à RCE é realizado em duas etapas:
- Avaliação preliminar: análise editorial para verificar a conformidade do manuscrito com o escopo da revista, as diretrizes para autores, as normas de formatação e o atendimento ao critério de anonimato.
- Avaliação por pares: os manuscritos aprovados na etapa inicial são encaminhados, em sistema de dupla avaliação às cegas (double blind review), a pelo menos dois pareceristas ad hoc, indicados pelo editor de seção. Os pareceres são emitidos com base em critérios definidos previamente pela Comissão Editorial.
Os autores são notificados por e-mail quanto ao resultado do processo avaliativo.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
A RCE adota uma política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, sustentada pelo princípio de que o acesso gratuitamente aberto à produção científica contribui para a democratização do conhecimento em escala global.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Conselho Editorial
Dr. Adrián Ascolani – Universidad Nacional de Rosario, Argentina
Dra. Alda Judith Alves Mazzotti – Universidade Estácio de Sá, RJ, Brasil
Dr. Amurabi Oliveira – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil
Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira – Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis, RJ, Brasil
Dr. Antônio Joaquim Severino – Universidade de São Paulo, SP, Brasil
Dr. Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MG, Brasil
Dr. Gaudêncio Frigotto – Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
Dr. Joaquim Pintassilgo – Universidade de Lisboa, Portugal
Dra. Maria João Morgado – Universidade de Lisboa, Portugal
Dr. Romualdo Portela – Universidade de São Paulo, SP, Brasil
Dra. Sônia Kramer – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Dra. Vera Maria Candau – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Dra. Zilda Clarice Nunes – Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
Histórico do Periódico
Desde sua criação em 2006, a Revista Contemporânea de Educação tem se consolidado como um espaço de divulgação científica qualificada, promovendo o debate crítico sobre temas educacionais. Sua estrutura editorial contempla números temáticos e edições com artigos de fluxo contínuo, incluindo também resenhas e notas de pesquisa. O periódico visa contribuir para o avanço do conhecimento na área da Educação, estimulando a reflexão sobre a realidade educacional brasileira e internacional.
Qualis CAPES (Quadriênio 2017–2020): A4