Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Contemporânea de Educação (RCE), ISSN 1809-5747, é uma publicação científica em formato eletrônico, de periodicidade quadrimestral, vinculada à  Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundada em 2006, a revista tem como missão divulgar a produção acadêmica voltada às investigações educacionais, abrangendo temas relacionados ao ensino e à análise da conjuntura educacional em contextos nacionais e internacionais.

O periódico publica tanto edições temáticas quanto em fluxo contínuo, contemplando artigos originais que tratam de problemáticas pertinentes ao campo da Educação, bem como resenhas críticas e notas de pesquisa. Todos os manuscritos são inéditos e apresentam resultados de estudos desenvolvidos na área da Educação e em áreas afins.

A RCE adota uma política de acesso aberto e gratuito, não cobrando taxas de submissão, avaliação ou publicação. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. A reprodução parcial dos conteúdos é permitida mediante citação completa da fonte.

O público-alvo da revista compreende profissionais da Educação e das áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Classificação Qualis CAPES (Quadriênio 2017–2020): A4

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à RCE é realizado em duas etapas:

  1. Avaliação preliminar: análise editorial para verificar a conformidade do manuscrito com o escopo da revista, as diretrizes para autores, as normas de formatação e o atendimento ao critério de anonimato.
  2. Avaliação por pares: os manuscritos aprovados na etapa inicial são encaminhados, em sistema de dupla avaliação às cegas (double blind review), a pelo menos dois pareceristas ad hoc, indicados pelo editor de seção. Os pareceres são emitidos com base em critérios definidos previamente pela Comissão Editorial.

Os autores são notificados por e-mail quanto ao resultado do processo avaliativo.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

A RCE adota uma política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, sustentada pelo princípio de que o acesso gratuitamente aberto à produção científica contribui para a democratização do conhecimento em escala global.

 

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Conselho Editorial

Dr. Adrián Ascolani – Universidad Nacional de Rosario, Argentina

Dra. Alda Judith Alves Mazzotti – Universidade Estácio de Sá, RJ, Brasil

Dr. Amurabi Oliveira – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira – Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis, RJ, Brasil

Dr. Antônio Joaquim Severino – Universidade de São Paulo, SP, Brasil

Dr. Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MG, Brasil

Dr. Gaudêncio Frigotto – Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Dr. Joaquim Pintassilgo – Universidade de Lisboa, Portugal

Dra. Maria João Morgado – Universidade de Lisboa, Portugal

Dr. Romualdo Portela – Universidade de São Paulo, SP, Brasil

Dra. Sônia Kramer – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dra. Vera Maria Candau – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dra. Zilda Clarice Nunes – Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

 

Histórico do Periódico

Desde sua criação em 2006, a Revista Contemporânea de Educação tem se consolidado como um espaço de divulgação científica qualificada, promovendo o debate crítico sobre temas educacionais. Sua estrutura editorial contempla números temáticos e edições com artigos de fluxo contínuo, incluindo também resenhas e notas de pesquisa. O periódico visa contribuir para o avanço do conhecimento na área da Educação, estimulando a reflexão sobre a realidade educacional brasileira e internacional.

 

Qualis CAPES (Quadriênio 2017–2020): A4