Revista Contemporânea de Educação

Edição Atual

v. 20 (2025)
Publicado em dezembro 5, 2025
Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização

Nesse volume iniciamos a publicação contínua da Revista Contemporânea de Educação (RCE) com o Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização (Parte I) e artigos de fluxo contínuo.

Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização (Parte I)

Daniela Guimarães, Deise Arenhart, Stela Guedes Caputo
Editorial - Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização
PDF

Eixo 2: Infâncias, territórios, educação e outras epistemologias

Maria Natalina Mendes Freitas, Eliana Campos Pojo Toutonge, Maria Helena Rodrigues Chaves
Pedagogias das infâncias amazônidas, desde as gramáticas sociais de crianças
PDF
Tainá Silva Candido, Fabiano Alves
Balaio de saberes: kÿringué e o nhandereko na Tekoá Marangatu, SC
PDF
Alynne Veiga, Stela Guedes Caputo, Luis Osete
Infância, maternidade e cultura cigana: perspectivas sobre exclusão e resistência
PDF
Cecília Marcon Pinheiro Machado, Viviane Beineke
Cantos de boas-vindas: música, infância e migração
PDF
Loiane Cristian de Sousa, Diego de Matos Gondim
Educar pelos pés: entre infância, universo e uma formação docente possível
PDF

Artigos de fluxo contínuo

Domingos Abreu, Márcio Kleber Morais Pessoa, Alessandra Biscaia de Andrade, Gabriela Schneider
Perfil docente de sociologia no Ceará
PDF
Rosângela Moreira de Oliveira, Carolina de Andrade Spinola, Renato Barbosa Reis
Programas de iniciação científica e tecnológica na região Nordeste
PDF
Luiz Gustavo Borges do Rosario
As cotas raciais na UENF: entre tensões e afirmações
PDF
Camila Chiodi Agostini, Altair Alberto Fávero, Flávia Stefanello, Giovanna Dalquivon
Plataformização do currículo na educação superior: neoliberalismo e a EAD
PDF
João Pedro Pietralonga Leocádio, Ronildo Stieg, Ian Puppin Lopes, Arthur Romagna da Silva, Wagner dos Santos
Práticas circenses na educação física escolar: análise da produção acadêmica (2014–2023)
PDF
Camila Batista Gama Moura, Anyelle Brito Leite Santos, Diego Luz Moura
Formação docente, gênero e sexualidade na produção acadêmica
PDF
Giselle Mendes dos Santos
Infância, linguagem e tecnologias digitais: diálogos com a literatura científica
PDF
Álvaro de Souza Maiotti, Ana Cláudia de Lima Linhares, Eric Araujo Dias Coimbra
Inclusão e formação stricto sensu: reflexões à luz de Paulo Freire
PDF
Eduardo Henrique Narciso Borges
Educação, mobilidade social e desigualdades: um diálogo com os clássicos
PDF
Samilly Danielly de Resende, Suzi Maria Nunes Cordeiro
Estado do conhecimento: TDAH infantil e seus impactos na aprendizagem
PDF
Erika Roberta Silva de Lima, Márcio Adriano de Azevedo
Fundamentos conceptuais em Paulo Freire e Vygotsky: ensino e docência
PDF
Lua Cal, Isabella Queiroz, Silvanne Ribeiro-Velázquez
Cadê a educação infantil que estava aqui? Crianças acolhidas e exclusão
PDF
Adrielle Soares, Doriele Andrade Duvernoy
Rompendo o silenciamento: impactos da leitura de “Quarto de despejo”
PDF
Tiago Silva
“Solilóquios em terra seca”: uma experiência didático-artística
PDF

Resenha

Alan Camargo Silva, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro
Corpos negligenciados: lutando por outras pedagogias no chão da escola
PDF
Ver Todas as Edições

ISSN: 18095747