A Revista Contemporânea de Educação (RCE), criada em 2006, é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua periodicidade é quadrimestral e editada em formato eletrônico.
Os objetivos da RCE são:
a) divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa em educação;
b) propiciar debates em torno de questões ligadas à conjuntura educacional no Brasil e no exterior.
Este periódico destina-se especialmente aos profissionais ligados à educação e às áreas das ciências humanas e sociais.
Qualis Capes: A4 (de acordo com o Qualis 2017-2020)
Notícias
CHAMADA PARA ARTIGOS/LLAMADA DE ARTICULOS/CALL FOR PAPERS |
|
A TERCEIRA EDIÇÃO DE 2023 DA REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO (V. 18, N. 43) TERÁ O DOSSIÊ COM O TEMA: “TERRITORIALIDADES DA EDUCAÇÃO E ARQUITETURA ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISES POLÍTICAS, SANITÁRIAS E CLIMÁTICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E TRANSESCALARES”. Esta proposta oferece aos leitores artigos que problematizam as dimensões do corpo, do espaço e da experiência pedagógica em diferentes escalas. O dossiê incluirá estudos de diversos países: Brasil, Portugal e Inglaterra. A ideia é proporcionar ao leitor uma abordagem ampla dos temas, contemplando diferentes territorialidades, com suas singularidades e as dimensões globais dos problemas e soluções que dizem respeito à questão do espaço, na sua complexidade pedagógica, social e arquitetônica.
Organizadores: Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London)
Aos/às interessados/as no Dossiê A formatação dos artigos deve seguir o estilo da American Psychological Association (APA) em sua última versão. Todas as citações devem constar nas referências, e todas as referências devem ser citadas no texto. Recomendamos aos autores o uso de ferramentas de gerenciamento de citações e referências como Mendeley ou Zotero. Tanto corpo do trabalho, como nas propriedades do documento o nome do autor (ou dos autores) e a instituição de afiliação não deverão ser identificados. Cronograma 01/01/2023 a 30/06/2023: recepção dos artigos 08/2023 a 10/2023: apreciação dos artigos por pares 12/2023: publicação online
TITLE: EDUCATION TERRITORIALITIES AND SCHOOL ARCHITECTURE IN TIMES OF POLITICAL, HEALTH AND CLIMATE CRISES: INTERDISCIPLINARY AND TRANS-SCALAR DIALOGUES
This proposal offers readers articles that problematize the dimensions of the body, space and pedagogical experience at different scales. The dossier will include studies from different countries Brazil, Portugal, and England. The idea is to allow the reader a broad approach to themes, contemplating different territorialities, with their singularities and their global dimensions of the problems and solutions that concern the issue of education space, in its pedagogical, social and architectural complexity. Another aspect of the dossier concerns interdisciplinarity: education, architecture, geography, cultural studies, philosophy, childhood studies and arts. This set of articles will present urgent issues for the school time and space organisation, in the context of polycrises, debates that mobilise and engage readers and education professionals in different countries.
TÍTULO: TERRITORIALIDADES DE LA EDUCACIÓN Y ARQUITECTURA ESCOLAR EN TIEMPOS DE CRISIS POLÍTICA, SANITARIA Y CLIMÁTICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARIOS Y TRANSESCALARES
Organizadores/Organizers: Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London)
Timeline 01/01/2023 to 06/30/2023: receipt of articles 08/2023 to 10/2023: peer review 12/2023: online publication |
|
Publicado: 2022-12-09 | Mais... |
Dossiê: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL |
|
A PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2023 DA REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO (V. 18, N. 41) TERÁ COMO TEMA “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA ORGANIZADORES: WAGNER DOS SANTOS (Ufes), MARCIEL BARCELOS (UFT) e DENILSON JUNIO MARQUES SOARES (IFMG) Apresentação do Dossiê A avaliação educacional tem se configurado como objeto de pesquisa de impacto na produção científica nacional e internacional. Sua pluralidade é campo catalizador de ações em diferentes contextos, possibilitando aos pesquisadores a produção de conhecimento sobre os exames estandardizados, as avaliações institucionais e as avaliações da/para aprendizagem. Esse movimento tem contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados por aqueles que mobilizam a avaliação nesses diferentes contextos, produzindo/analisando tendências, instrumentos avaliativos e métodos a partir da polifonia de constructos teórico-metodológicos. Assim, o objetivo do Dossiê é contribuir para o debate em torno da avaliação educacional e seus desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional, de forma a abordá-la em sua pluralidade de referenciais teóricos, métodos e formas de análise. São aceitos artigos inéditos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.
|
|
Publicado: 2022-08-10 | Mais... |
Outras notícias... |