“Solilóquios em terra seca”: uma experiência didático-artística
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Palavras-chave

Teatro documentário
Educação
Guerra
Síria

Como Citar

Silva, T. (2025). “Solilóquios em terra seca”: uma experiência didático-artística. Revista Contemporânea De Educação, 20. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/66306

Resumo

“Solilóquios em terra seca ou Aquela canção que a moça americana não conseguia lembrar” é o título de um trabalho cênico realizado em uma escola do interior gaúcho que versa sobre a violência que atinge crianças e adolescentes na guerra da Síria, a partir de diferentes fontes acerca da questão. Tendo como mote os pressupostos teóricos e artísticos inerentes ao teatro documentário, o presente artigo discute o procedimento de reflexão, assimilação e ficcionalização dessas narrativas documentais ao longo das aulas, em um processo que desembocou, posteriormente, em uma dramaturgia que transita entre o real e o ficcional, característica predominante no teatro de cunho documental na contemporaneidade.

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