Revista Contemporânea de Educação

Numéro courant

Vol. 20 (2025)
Publié le décembre 5, 2025
Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização

Nesse volume iniciamos a publicação contínua da Revista Contemporânea de Educação (RCE) com o Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização (Parte I) e artigos de fluxo contínuo.

Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização (Parte I)

Daniela Guimarães, Deise Arenhart, Stela Guedes Caputo
Editorial - Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização
PDF (Português (Brasil))

Eixo 2: Infâncias, territórios, educação e outras epistemologias

Maria Natalina Mendes Freitas, Eliana Campos Pojo Toutonge, Maria Helena Rodrigues Chaves
Pedagogias das infâncias amazônidas, desde as gramáticas sociais de crianças
PDF (Português (Brasil))
Tainá Silva Candido, Fabiano Alves
Balaio de saberes: kÿringué e o nhandereko na Tekoá Marangatu, SC
PDF (Português (Brasil))
Alynne Veiga, Maristela Gomes de Souza Guedes, Luis Osete
Infância, maternidade e cultura cigana: perspectivas sobre exclusão e resistência
PDF (Português (Brasil))
Cecília Marcon Pinheiro Machado, Viviane Beineke
Cantos de boas-vindas: música, infância e migração
PDF (Português (Brasil))
Loiane Cristian de Sousa, Diego de Matos Gondim
Educar pelos pés: entre infância, universo e uma formação docente possível
PDF (Português (Brasil))

Artigos de fluxo contínuo

Domingos Abreu, Márcio Kleber Morais Pessoa, Alessandra Biscaia de Andrade, Gabriela Schneider
Perfil docente de sociologia no Ceará
PDF (Português (Brasil))
Rosangela Oliveira, Carolina de Andrade Spinola, Renato Barbosa Reis
Programas de iniciação científica e tecnológica na região Nordeste
PDF (Português (Brasil))
Luiz Gustavo Borges do Rosario
As cotas raciais na UENF: entre tensões e afirmações
PDF (Português (Brasil))
Camila Chiodi Agostini, Altair Alberto Fávero, Flávia Stefanello, Giovanna Dalquivon
Plataformização do currículo na educação superior: neoliberalismo e a EAD
PDF (Português (Brasil))
João Pedro Pietralonga Leocádio, Ronildo Stieg, Ian Puppin Lopes, Arthur Romagna da Silva, Wagner dos Santos
Práticas circenses na educação física escolar: análise da produção acadêmica (2014–2023)
PDF (Português (Brasil))
Camila Batista Gama Moura, Anyelle Brito Leite Santos, Diego Luz Moura
Formação docente, gênero e sexualidade na produção acadêmica
PDF (Português (Brasil))
Giselle Mendes dos Santos
Infância, linguagem e tecnologias digitais: diálogos com a literatura científica
PDF (Português (Brasil))
Álvaro de Souza Maiotti, Ana Cláudia de Lima Linhares, Eric Araujo Dias Coimbra
Inclusão e formação stricto sensu: reflexões à luz de Paulo Freire
PDF (Português (Brasil))
Eduardo Henrique Narciso Borges
Educação, mobilidade social e desigualdades: um diálogo com os clássicos
PDF (Português (Brasil))
Samilly Danielly de Resende, Suzi Maria Nunes Cordeiro
Estado do conhecimento: TDAH infantil e seus impactos na aprendizagem
PDF (Português (Brasil))
Erika Roberta Silva de Lima, Márcio Adriano de Azevedo
Fundamentos conceptuais em Paulo Freire e Vygotsky: ensino e docência
PDF (Português (Brasil))
Lua Maria Bacellar Cal, Isabella Regina Queiroz, Silvanne Ribeiro-Velázquez
Cadê a educação infantil que estava aqui? Crianças acolhidas e exclusão
PDF (Português (Brasil))
Adrielle Soares Cunha, Doriele Andrade Duvernoy
Rompendo o silenciamento: impactos da leitura de “Quarto de despejo”
PDF (Português (Brasil))
Tiago Silva
“Solilóquios em terra seca”: uma experiência didático-artística
PDF (Português (Brasil))

Resenha

Alan Camargo Silva, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro
Corpos negligenciados: lutando por outras pedagogias no chão da escola
PDF (Português (Brasil))
Voir tous les numéros

ISSN: 18095747