Revista Indisciplina em Linguística Aplicada

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada vinculada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual. A revista, assim, terá um escopo de interesse amplo, atraindo pesquisas de diversas áreas que têm produzido conhecimento relevante sobre a relação entre linguagem e sociedade. A proposta político-epistemológica da Revista Indisciplina forja-se na intersecção das viradas linguística, performativa, somática, espacial e afetiva que chamaram a atenção das ciências humanas e sociais para as múltiplas relações entre linguagem, corpo, espaço e história para se entender a cultura e a sociedade onde está inserida. Serão aceitos trabalhos que dialoguem com as três linhas de pesquisa do PIPGLA: Discurso e Letramentos, Discurso e Práticas Sociais e Discurso e Transculturalidade.  


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA ARTIGOS

 

O número 2 da Revista Indisciplina em Linguística Aplicada publicará artigos inéditos contemplando questões dos Estudos da Tradução e dos Estudos da Adaptação. Os organizadores, Marcel Amorim (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e Janine Pimentel (Universidade Federal do Rio de Janeiro), solicitam contribuições que tenham por tema reflexões sobre: tradução e ensino de línguas e literaturas; o impacto dos sistemas de tradução automática no ensino e aprendizagem de linguagens; questões culturais na tradução e adaptação de textos literários e não-literários; adaptação e ensino de línguas e literaturas; traduções e adaptações feministas e queer; tradução intersemiótica e multimodal. Aceitam-se textos em português, inglês, espanhol e francês com o mínimo de 10 páginas e o máximo de 22 páginas.

 

Organizadores: Marcel Amorim (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e Janine Pimentel (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

Prazo de submissão:  1 de abril de 2021

 

Enviar os arquivos em .doc ou .docx para Marcel Amorim (marceldeamorim@yahoo.com.br) e Janine Pimentel (janinepimentel@letras.ufrj.br).

 
Publicado: 2021-02-23 Mais...
 
Outras notícias...

v. 2, n. 1 (2021)

Sumário

Editorial

Marcel Alvaro de Amorim, Janine Pimentel
PDF
4

Artigos

Larissa Gomes, Ruan Oliveira, Janine Pimentel, Rhuan Rodrigues da Silva
PDF
25
Jaime de Souza Júnior
PDF
21
Camila Cerineu, Laís Ferenzini, Janine Pimentel
PDF
13
Érica Schlude Wels, Gabrielle Martins Soares
PDF
20
Fernanda Olívia Lazaro Carvalho
PDF
22
Marcel Alvaro de Amorim
PDF
18
Beatriz Geny-Patta
PDF
17
Davi Silva Gonçalves, Willian dos Santos
PDF
20