Vozes Silencidas: A Plataforma Mais Inglês e a Invisibilização de Sujeitos na Educação Pública de MT
Resumo
O artigo apresenta uma análise discursiva de reportagens divulgadas em portais de notícias de alcance nacional que abordam políticas educacionais implementadas no estado de Mato Grosso. A investigação concentra-se nas declarações de autoridades da área e examina como os discursos institucionais constroem estratégias de representação e de silenciamento em relação a sujeitos escolares, como professores e estudantes da rede pública. O estudo utiliza categorias analíticas voltadas à identificação de formas de exclusão, ativação, passivação e impersonalização no discurso midiático. Os resultados apontam para a reprodução de uma lógica que promove a imagem de inovação por parte do Estado, ao mesmo tempo em que obscurece desigualdades estruturais e experiências concretas da comunidade escolar. Identificou-se a substituição de saberes locais por modelos validados por instâncias externas, o que contribui para processos simbólicos de apagamento e deslegitimação. A análise evidencia como certas retóricas sobre modernização educacional podem atuar como instrumentos de reprodução de assimetrias de poder e de exclusão discursiva no espaço público educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).