Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1.15; usa uma fonte arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os autores (no máximo 3 autores) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco).

 Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos, resenha ou ensaio;

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivotemplate(.docx) preenchido para o sistema; 

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor poderá acompanhar pelo site da revista todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, avaliação, aceite, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados para dois avaliadores (às cegas) definidos pelos editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial da revista.

 Para a formatação do artigo (baixar Modelo/Template disponível aqui: Modelo/Template

 Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 22 páginas, com a possibilidade de mais 3 páginas de anexo (aproximadamente 60 mil caracteres com espaço).

 

Corpo do artigo

1. As referências devem ser feitas no texto como segue: Martin (2008:55) ou (Jenkins, 2008); nunca use idem ou ibidem.

2. Notas de pé de página: devem ser numeradas a partir de 1. Se houver nota no título, esta recebe asterisco (*) e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas. Nesse caso, elas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, somente com a primeira letra em maiúsculo, data de publicação e página, se necessário (Ex.: Smith et al., 2019: 63).

3. Anexos: caso existam, devem ser colocados depois das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexo. Para anexos que contenham textos originais já publicados, enviar em forma pronta para ser fotografada, contendo a referência bibliográfica completa, bem como permissão dos editores para reprodução.

4. Referências: os autores são citados em ordem alfabética, sem numeração para as entradas e sem espaço entre as referências. O principal sobrenome de cada autor é digitado em maiúsculas, seguido de vírgula e das demais iniciais (do nome e sobrenomes). As iniciais de outros autores, quando houver, ou dos organizadores da obra de onde foi retirado o artigo, precedem o sobrenome. Na segunda entrada de um mesmo autor, seu nome é substituído por um traço do tamanho do sobrenome. Data identificadora da obra, após o nome do autor (outras datas relevantes, no final da entrada). Mais de uma obra no mesmo ano são diferenciadas pelo acréscimo das letras a, b, c etc., após a data.

MARTIN, A. 2008. Digital Literacy and the “Digital Society”. In:Lankshear, C. &Knobel, M. (orgs). Digital Literacies: Concepts, Policies and Practices. NY: Peter Lang.

CHIMAMANDA, Adichie. 2009. The danger of a single story: talk presented at an official TED conference. Accessed on 05/06/2019 on https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=en.

MOITA LOPES, L.P & BASTOS, L. 2010. Para Além da Identidade: Fluxos,Movimentos e Trânsitos. BH: Editora UFMG. 9-14.

ENGESTRÖM, Yrjö. 2011. From design experiments to formative intervention. Theory & Psychology, 21(5). SAGE:598-629.

JENKINS, H. 2008. Cultura da Convergência. SP: Editora Aleph

SPINOZA, B. 1675. EthicaOrdineGeometricoDemonstrata. Iniciado em Rijnsburg e finalizado em Haia em 1675. Accessed on 10/06/2019 at

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu000919.pdf

BRASIL. 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Língua Estrangeira. Brasília, MEC/SEF.

Referências em apud também deverão constar das Referências.

Importante:

Citações: direta com mais de três linhas

Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (Silverstein, 2003:196). 

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé. 

 NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.