Revista Indisciplina em Linguística Aplicada

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada vinculada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual. A revista, assim, terá um escopo de interesse amplo, atraindo pesquisas de diversas áreas que têm produzido conhecimento relevante sobre a relação entre linguagem e sociedade. A proposta político-epistemológica da Revista Indisciplina forja-se na intersecção das viradas linguística, performativa, somática, espacial e afetiva que chamaram a atenção das ciências humanas e sociais para as múltiplas relações entre linguagem, corpo, espaço e história para se entender a cultura e a sociedade onde está inserida. Serão aceitos trabalhos que dialoguem com as três linhas de pesquisa do PIPGLA: Discurso e Letramentos, Discurso e Práticas Sociais e Discurso e Transculturalidade.  


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA ARTIGOS

 

O número 2 da Revista Indisciplina em Linguística Aplicada publicará artigos inéditos contemplando questões dos Estudos da Tradução e dos Estudos da Adaptação. Os organizadores, Marcel Amorim (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e Janine Pimentel (Universidade Federal do Rio de Janeiro), solicitam contribuições que tenham por tema reflexões sobre: tradução e ensino de línguas e literaturas; o impacto dos sistemas de tradução automática no ensino e aprendizagem de linguagens; questões culturais na tradução e adaptação de textos literários e não-literários; adaptação e ensino de línguas e literaturas; traduções e adaptações feministas e queer; tradução intersemiótica e multimodal. Aceitam-se textos em português, inglês, espanhol e francês com o mínimo de 10 páginas e o máximo de 22 páginas.

 

Organizadores: Marcel Amorim (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e Janine Pimentel (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

Prazo de submissão:  1 de abril de 2021

 

Enviar os arquivos em .doc ou .docx para Marcel Amorim (marceldeamorim@yahoo.com.br) e Janine Pimentel (janinepimentel@letras.ufrj.br).

 
Publicado: 2021-02-23 Mais...
 
Outras notícias...

v. 1, n. 1 (2020)


Capa da revista