Abstrações computacionais e identidades em arquivos coloniais e pós-coloniais
Resumo
Neste artigo, investigam-se contradições presentes em plataformas digitais hegemônicas que, simultaneamente, promovem interesses neoliberais e ideologias progressistas de igualdade, liberdade e empoderamento social. Com base em uma revisão de Povinelli (2011; 2023) sobre semiocapitalismo, arquivos coloniais/pós-coloniais e o conceito de “quase evento”, o texto analisa como abstrações (Selbst et al., 2019; Malazita; Resetar, 2019) e affordances computacionais contribuem para a falta de reconhecimento e autonomia de usuários/as. A abstração computacional é abordada aqui como um mecanismo que, ao suprimir aspectos identitários e sociais, restringe a participação de grupos marginalizados e permite a captura, mensuração e comercialização de dados pessoais. Assim, no artigo, evidencia-se que, apesar das promessas de emancipação frequentemente associadas à web, essas permanecem em estado de latência, enquanto interesses de mercado continuam a prevalecer. Em contrapartida, o texto também apresenta formas de resistência, como os softwares indígenas descritos por Povinelli (2011; 2023), que, ao incorporar identidades de usuários/as como entrada no algoritmo, sugerem alternativas às interfaces hegemônicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).