Raizeiras: a força do Cerrado está na raiz
ou pensamentos com chá de Canela de Perdiz
Resumo
O texto aborda pensamentos iniciais de pesquisa de doutorado em Antropologia Social, desenvolvida com as raizeiras do Cerrado, ou seja, com pessoas que são parte da comunidade tradicional popularmente conhecida pelo preparo de remédios caseiros a partir das plantas do bioma. O relato apresenta uma reflexão preliminar sobre a centralidade do manejo das raízes na relação entre as raizeiras e o Cerrado e, nessa medida, na denominação da sua identidade. Esta peça apoia-se em falas de raizeiras interlocutoras da pesquisa, em vivências familiares, em memórias pessoais e no pensamento da Elizabeth Povinelli, para propor que o conhecimento das raizeiras demonstra uma “habilidade interpretativa” (Povinelli, 2023) com relação ao Cerrado e que essa habilidade fundamenta a relação de respeito e corresponsabilidade entre elas e o bioma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).