A Revista PGPU é um periódico eletrônico semestral, de acesso livre e irrestrito, que visa à divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos - voltados para a área da Gestão Pública Universitária - de técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados), gestores, pesquisadores, docentes, discentes e trabalhadores terceirizados das instituições públicas de ensino superior de todo o país, priorizando a publicação de trabalhos escritos por técnicos administrativos ou que contenham técnicos entre seus autores.
Todos os textos recebidos podem levar até no máximo 06 meses, após a submissão, para entrar em avaliação.
Notícias
Chamada para dossiê Acessibilidade nas Instituições Públicas de Ensino Superior |
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A última década caracterizou-se por diversos avanços nas políticas públicas para a inclusão nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. Como exemplo disso, a lei de cotas Nº 12.711/2012, , ampliada pela de Nº13.409/2016, impulsionou um crescimento de grupos historicamente excluídos da sociedade (negros, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, entre outros) nessas instituições. Ao refletirmos sobre este cenário, percebemos a existência ainda de um grande caminho a ser percorrido para de fato garantir equidade de condições às demais pessoas da sociedade. Há novos corpos e sociabilidades presentes nas diversas instituições públicas de ensino superior brasileiras e que nos motiva a refletir sobre os desafios e as perspectivas para uma prática inclusiva. Consideramos a acessibilidade e inclusão como temas fundamentais para o aprofundamento de questões sob o viés democrático e de acesso pela ação afirmativa nas universidades. Nesse contexto, vislumbramos nesse dossiê temático sobre acessibilidade e inclusão a oportunidade de garantir um espaço de divulgação das experiências institucionais (no ensino, pesquisa e/ou extensão) – exitosas ou não - e dos atuais desafios para a permanência e a aprendizagem de corpos com características biopsicossociais diversas. A parceria entre o Projeto de Pesquisa e Elaboração de Comunicações Acessíveis (Projeto ComAcess NCE/UFRJ), a Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ), a Pró-reitoria de Pessoal (PR4/UFRJ) e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR7/UFRJ) exemplifica essa marcante característica por meio da elaboração deste dossiê temático. Diante disso, convidamos pesquisadores das diversas instituições de ensino superior brasileiras (discentes, técnicos, docentes, terceirizados) a enviar textos para esse importante dossiê temático. Práticas interdisciplinares, políticas institucionais e outros mecanismos pedagógicos ou administrativos que estejam presentes nas universidades podem e devem ser registrados nesta edição do periódico. Confira maiores detalhes sobre as seções e acesso aos números anteriores em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu . Dúvidas através de revista@pr4.ufrj.br . Participe! Envie seu trabalho até: 30 OUT 2023 Acesso desta Chamada em libras através do link: https://drive.google.com/file/d/1DN87Z6aTfqo2K050VSjt99b7DhM97gcK/view?usp=sharing Os textos recebidos e aprovados serão publicados na edição 2024.1 Por uma sociedade mais inclusiva! Não deixe de compartilhar em suas redes! Aguardamos a sua contribuição para este importante dossiê! |
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Publicado: 2023-06-05 | |
Edição 2023.2 |
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Confira nossa edição 2023.2. Continuamos recebendo trabalhos para as próximas edições. | |
Publicado: 2022-10-27 | |
Qualis B4 |
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A Revista PGPU recebe o Qualis B4 em sua avaliação pelo Qualis/CAPES (2017-2020). A Revista é o 1º periódico científico editado por uma Pró-Reitoria de Pessoal. Parabenizamos nossos avaliadores e toda a equipe editorial, o Portal de Períódicos da UFRJ, e, principalmente, nossos autores. |
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Publicado: 2019-07-22 | |
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