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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Prezado(a) autor(a), por favor, leia atentamente as informações a seguir e busque ao máximo adequar seu original às diretrizes abaixo. As submissões que não atendam às normas aqui estabelecidas serão imediatamente indeferidas pelo desk review, com a devida comunicação aos autores, e somente reavaliadas após a devida adequação, desde que obedecido o prazo estabelecido para realização das alterações, de 1 (uma) semana.


AS SEÇÕES ABERTAS À SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A revista PGPU publica em seis seções. Com exceção do Editorial, cujo texto é de responsabilidade do Editor Chefe, apresentando uma síntese dos trabalhos presentes no número, todas as demais seções são abertas à submissão, cada uma com um objetivo específico, conforme explicitado a seguir.

Artigo Científico: O artigo científico, formato tradicionalmente adotado por periódicos acadêmicos, intenta apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento (NBR 6022, 2003, p. 2) de modo sucinto. Os trabalhos submetidos a esta seção devem visar à divulgação de resultado de pesquisas ou estudos teóricos (revisão bibliográfica) realizados na área de Gestão Pública Universitária. 

Relato de Experiência: O relato de experiência pode ser descrito como uma comunicação ou descrição de uma atividade ou evento técnico ou administrativo específico, cuja divulgação possa contribuir para a replicação de uma prática bem-sucedida, para a solução de problemas institucionais afins ou para a ampliação do conhecimento do corpo técnico-administrativo de outras instituições públicas de ensino superior. Os trabalhos submetidos a esta seção devem voltar-se para a área de Gestão Pública Universitária, ser contextualizados, objetivos, impessoais e utilizar linguagem acadêmica. 

Entrevista: A entrevista consiste em um texto caracterizado por perguntas e respostas, fruto da interlocução entre entrevistador e entrevistado(s), visando a obter informações para composição de uma matéria. Os trabalhos submetidos a esta seção devem ter como entrevistado um técnico administrativo em educação, gestor, pesquisador, docente, discente ou trabalhador terceirizado vinculado a instituição pública de ensino superior cujo trabalho ou pesquisa seja pertinente à área de Gestão Pública Universitária. O texto deve apresentar um título e ser iniciado com uma breve apresentação, contendo dados sobre o entrevistado, seu cargo/função e a instituição a que está ou esteve vinculado. Uma fotografia recente do entrevistado é recomendada.

Vivências em Gestão: Uma vivência em gestão se configura como um relato subjetivo, de natureza reflexiva, que dispensa aparato técnico exterior e domínio de técnicas de pesquisa científica, contribuindo para a ampla divulgação do conhecimento prático de todos os envolvidos na gestão das instituições públicas de ensino superior, bem como para a manutenção de sua memória social. Os trabalhos submetidos a esta seção devem expor experiências pessoais exclusivamente de técnicos administrativos em educação e trabalhadores terceirizados em seus respectivos campos de atuação. O texto deve conter título e ser introduzido por uma breve apresentação do sujeito, contendo dados como o nome completo, seu cargo/função/atividade e a instituição a que está ou esteve vinculado, e pode ser submetido pelo próprio sujeito da vivência ou por um terceiro, que atua como um mediador, desde que este atenda ao critério de público-alvo. Uma fotografia recente do sujeito da vivência é recomendada.

Resenha: Uma resenha de cunho acadêmico, ou seja, publicável em periódicos científicos, resume uma obra, ressaltando, entre outros aspectos, seu conteúdo e sua importância para área a que se destina e provocando o debate e a crítica. Os trabalhos submetidos a esta seção devem consistir em uma avaliação analítica do conteúdo de obras textuais ou audiovisuais, atuais ou clássicas, que tenham afinidade com a Gestão Pública Universitária, sintetizando e discutindo seus principais conceitos. Precisam levar em conta a linguagem e o estilo do autor/diretor e o encadeamento das ideias apresentadas, referenciando apenas a obra resenhada ou servindo-se de outras fontes científicas à guisa de comparação ou justificativa. Devem apresentar, obrigatoriamente, título (que pode ser o mesmo da obra resenhada ou um que lhe faça alusão) e referência completa da obra resenhada (abaixo do título). Permite-se a reprodução de ilustrações, tabelas e quadros presentes na obra, desde que contextualizados no texto e cujo uso tenha sido devidamente autorizado pelo autor da obra e titulares conexos. 

* O trabalho submetido a qualquer das seções publicadas na Revista PGPU deve ser original e inédito e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, é preciso justificar em "Comentários ao Editor", no momento da submissão.

** Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, tais como congressos, seminários, simpósios ou similares, no prazo máximo de 5 (cinco) anos, são considerados inéditos. A Revista PGPU estimula os autores desses trabalhos a formatá-los no padrão da seção pretendida e submetê-los para avaliação. Informações sobre publicação anterior (evento e data da publicação) devem ser indicadas em "Comentários ao Editor", no momento da submissão.

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REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

Todos os textos submetidos à Revista PGPU, independentemente da seção, devem estar no formato de arquivo Microsoft Word [.doc] ou [.docx], não ultrapassar 2MB, ter o nome do arquivo o mesmo título do trabalho e obedecer à padronização geral abaixo apresentada.

Imagens, ilustrações, fotografias e similares presentes no trabalho devem também ser enviadas em arquivo à parte, incluídas no campo "documentos suplementares", no momento da submissão, nomeadas conforme sua aparição no texto (por exemplo, imagem 1, imagem 2 etc.), com resolução mínima de 300dpi, nos formatos TIFF ou JPG e largura mínima de 10cm.

O documento enviado deve estar sem a identificação do(s) autor(es), tanto no texto como nas propriedades do arquivo.*

*A identificação do(s) autor(es) deve ser feita em Metadados da Submissão, incluindo, obrigatoriamente, Instituição/Afiliação (Cargo/função, setor e Instituição a que está vinculado), Resumo da Biografia (formação acadêmica, vínculos profissionais e atividades mais relevantes) e Contato Principal para Correspondência.

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EXTENSÃO DO TRABALHO

O texto deverá adequar-se ao número de páginas estipulado para a seção a que está sendo submetido, sendo:

a) Artigo Científico e Relato de Experiência: de 8 (oito) a 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo ilustrações, tabelas, quadros, notas explicativas e referências bibliográficas.

b) Entrevista: não há número mínimo ou máximo de páginas, desde que contenha no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) perguntas.

c) Vivências em Gestão: até 10 (dez) páginas.

d) Resenha: até 10 (dez) páginas

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CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA

A página deverá estar configurada de acordo com as seguintes instruções:

a) Formato: A4 (21 x 29,7cm);

b) Orientação: retrato;

c) Margens: superior e esquerda – 3cm; inferior e direita – 2cm;

d) Paginação e cabeçalho: não devem ser inseridos.

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CONFIGURAÇÃO DO TEXTO

O texto deverá atender à seguinte configuração básica:

a) Fonte: Times New Roman;

b) Tamanho:

b.1) texto: 12 pts.;

b.2) citações com mais de três linhas: 11 pts.;

b.3) resumo, palavras-chave, notas de rodapé e legendas de ilustrações e tabelas: 10 pts.;

c) Alinhamento: justificado;

d) Recuo especial da primeira linha (parágrafo): 1,25cm (exceto em citações de mais de três linhas e notas de rodapé);

e) Espaçamento entre parágrafos: 0cm;

f) Espaçamento entre linhas:

f.1) texto: 1,5cm

f.2) resumo, palavras-chave, notas de rodapé, citações com mais de três linhas e legendas de ilustrações e tabelas: espaçamento simples

                                                       ~0~

 FORMATAÇÃO

FORMATAÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA - ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

(SEÇÕES ARTIGO CIENTÍFICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA)


TÍTULO DO TEXTO

(Times New Roman, 14 pts., negrito, centralizado, letras maiúsculas)

SUBTÍTULO DO TEXTO

(SE HOUVER)

(Times New Roman, 12 pts., centralizado, letras maiúsculas)

(dois espaços simples, 12pts.)

TÍTULO EM INGLÊS

(Times New Roman, 12 pts., negrito, centralizado, letras maiúsculas)

SUBTÍTULO EM INGLÊS

(SE HOUVER)

(Times New Roman, 11 pts., centralizado, letras maiúsculas)

 (dois espaços simples, 12 pts.)

 

RESUMO (Times New Roman, 10 pts., negrito, justificado, letras maiúsculas)

Trata-se de um resumo informativo contendo, impreterivelmente, de 100 a 250 palavras, de acordo com a norma ABNT NBR 6028. O texto deve conter Introdução, Método, Resultados e Conclusão. (Times New Roman, 10 pts.,, justificado, espaçamento simples, sem recuo de parágrafo)

 (dois espaços simples, 10 pts.) 

PALAVRAS-CHAVE: (Times New Roman, 10 pts., negrito, justificado, letras maiúsculas) As palavras-chave equivalem a vocábulos ou expressões que representam o conteúdo do documento. O Este item deve apresentar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, listadas imediatamente após os dois pontos, com a primeira letra maiúscula, separadas por ponto e vírgula, conforme exemplo: Primeira Palavra; Segunda Palavra; Terceira Palavra; Quarta Palavra; Quinta Palavra. (Times New Roman, 10 pts., justificado, espaçamento simples, sem recuo de parágrafo)

(dois espaços simples, 10 pts.) 

ABSTRACT (Times New Roman, 10 pts., negrito, justificado, letras maiúsculas)

Trata-se da tradução do resumo informativo para língua inglesa, de acordo com a norma ABNT NBR 6028. (Times New Roman, 10 pts., justificado, espaçamento simples, sem recuo de parágrafo)

 (dois espaços simples, 10 pts.) 

KEYWORDS: (Times New Roman, 10 pts., negrito, justificado, letras maiúsculas) Trata-se da tradução das palavras-chave para língua inglesa, listadas imediatamente após os dois pontos, com a primeira letra maiúscula, separadas por ponto e vírgula, conforme exemplo: First Word; Second Word; Third Word; Fourth Word; Fifth Word. (Times New Roman, 10 pts., justificado, espaçamento simples, sem recuo de parágrafo)

 

FORMATAÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA - ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

(SEÇÃO ENTREVISTA) 


TÍTULO DO TEXTO

(Times New Roman, 14 pts., negrito, centralizado, letras maiúsculas)

(dois espaços simples, 12 pts.)

 1. Pergunta? (Times New Roman, 12 pts., negrito, justificado)

 Nome do entrevistado: (Times New Roman, 12 pts., negrito, justificado)  Resposta. (Times New Roman, 12 pts., justificado)

 

FORMATAÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA - ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

(SEÇÃO VIVÊNCIAS EM GESTÃO)


TÍTULO DO TEXTO

(Times New Roman, 14 pts., negrito, centralizado, letras maiúsculas)

(dois espaços simples, 12 pts.)

 

FORMATAÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA - ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

(SEÇÃO RESENHA)


TÍTULO DO TEXTO

(Times New Roman, 14 pts., negrito, centralizado, letras maiúsculas)

(dois espaços simples, 12 pts.)

Referência completa da obra resenhada: deve apresentar, obrigatoriamente, nome do autor, título da obra, nome da editora, data da publicação, lugar da publicação e número de páginas, conforme as normas ABNT NBR 6023:2002, espaçamento simples. Exemplo: MENDES, Gilmar Ferreira; FORSTER JÚNIOR, Nestor José. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002. 140 p.

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NORMAS DE ESTILO

A revista PGPU adota as seguintes normas da ABNT, que deverão ser observadas pelos autores na redação e formatação de seus originais, NBR 6022:2003 (Apresentação); NBR 6023: 2002 (Elaboração de referências); NBR 6024:2003 (Numeração de seções); NBR 6028: 2003 (Resumo); NBR 10520:2002 (Citações); além das orientações abaixo.

Seções: O trabalho deve ser organizado progressivamente em seções, evidenciando a sistematização do conteúdo, estando cada seção limitada a até cinco subseções, conforme quadro abaixo: 

Seção

Indicativo numérico

Formatação

Primária

1

TÍTULO (NEGRITO E MAIÚSCULO)

Secundária

1.1

TÍTULO (MAIÚSCULO E SEM NEGRITO)

Terciária

1.1.1

Título (Inicial maiúsculo, com negrito)

Quaternária

1.1.1.1

Título (Inicial maiúsculo, sem negrito)

Quinária

1.1.1.1.1

Título (Inicial maiúsculo, sem negrito)

 Os títulos das seções têm de ser breves, claros e precedidos de números arábicos sem ponto, justificado, sem recuo de parágrafo e destacados do corpo do texto por uma linha em branco acima e abaixo.

Nunca se deve começar uma seção imediatamente após o título de outra, sendo necessária a apresentação, no texto da seção anterior, de uma introdução para o desenrolar da seção seguinte.

Artigos Científicos e Relatos de Experiência devem apresentar as seguintes seções: Introdução, Metodologia, Resultados (parciais ou finais), Considerações Finais e Referências.

Alíneas: As alíneas são utilizadas para enumerar assuntos que não possuem título, tendo o texto que as antecede terminado em dois pontos.

Devem ser indicadas por uma letra minúscula seguida de parênteses, com recuo de 1,25cm, justificado e destaque do corpo do texto por uma linha em branco acima e abaixo.

O texto deve começar em letra minúscula e terminar em ponto e vírgula, exceto na última alínea, que termina em ponto. 

Exemplo: São algumas das seções da revista PGPU:

a) Artigo Científico: os trabalhos publicados nesta seção devem visar à divulgação do resultado de pesquisas realizadas nas subáreas da Gestão Pública Universitária;

b) Resenha: esta seção consiste em uma avaliação analítica e deve apresentar o conteúdo de uma obra, sintetizando e discutindo seus principais conceitos; e

c) Vivências em Gestão: esta seção procura expor experiências pessoais de técnicos administrativos em educação em seus respectivos campos de atuação.

Além dessas seções (...)

Nunca se deve terminar uma seção com alíneas. Procure estabelecer uma conclusão do que foi apresentado e uma introdução à seção seguinte.

Recursos para destaqueOs principais recursos utilizados para dar destaque a determinados conteúdos do texto são o itálico, o negrito e as aspas.

O recurso itálico deve ser usado para formatação de palavras e/ou expressões em língua estrangeira e títulos de livros e periódicos quando citados no corpo do texto.

O recurso negrito deve ser utilizado somente para os seguintes títulos: do trabalho, do resumo, das palavras-chave, do abstract, das keywords, das seções primárias e seções terciárias e de livros e periódicos nas referências bibliográficas.

As aspas duplas (") devem ser utilizadas no início e no final de uma citação que não ultrapasse três linhas; em citações textuais nas notas de rodapé; em expressões de idioma vernáculo de uso profissional específico; em termos relativizados, como gírias,regionalismos e apelidos; ou em definições terminológicas.

Já as aspas simples (') só devem ser usadas em citações dentro de citações.

Termos latinos, como apud, et al., sic etc. devem ser grafados sem itálico.

CitaçõesAs citações diretas de até três linhas devem ser colocadas entre aspas duplas sendo antecedidas ou seguidas da indicação da fonte, conforme o caso. 

Exemplo 1: De acordo com Fulano (2016, p. 10), "A Revista PGPU é uma plataforma, de acesso livre e irrestrito, de divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos, voltados para a área da Gestão Pública Universitária."

 

Exemplo 2: "A Revista PGPU é uma plataforma, de acesso livre e irrestrito, de divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos, voltados para a área da Gestão Pública Universitária" (FULANO, 2016, p. 10).

 Já as citações diretas de mais de três linhas devem apresentar formatação diferenciada, com tamanho 11 pts., justificado, espaçamento simples, recuo de 4cm à direita no parágrafo inteiro, sem aspas, seguidas da indicação da fonte (SOBRENOME, ANO, página). 

Exemplo:

A Revista PGPU é uma plataforma, de acesso livre e irrestrito, de divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos, voltados para a área da Gestão Pública Universitária, de técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados), gestores, pesquisadores, docentes e discentes das instituições públicas de ensino superior de todo o país, priorizando a publicação de trabalhos escritos por técnicos administrativos ou que contenham técnicos entre seus autores. (FULANO, 2016, p. 10)

Atenção às regras de pontuação nas citações conforme os exemplos acima.

Nunca se deve terminar uma seção com uma citação direta. Procure estabelecer uma conclusão do que foi apresentado e uma introdução à seção seguinte.

Acrônimos, abreviações, abreviaturas e siglasAcrônimos são palavras formadas pelas primeiras letras ou sílabas de uma expressão, como em Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.).

As abreviações se configuram pela redução de um vocábulo sem que haja prejuízo de seu entendimento, como em moto (motocicleta).

As abreviaturas são formas contraídas de uma palavra ou locução por uma ou mais letras, geralmente as iniciais, seguidas de um ponto, por exemplo: dr. (doutor), ltda. (limitada).

As siglas são conjuntos das letras iniciais de uma denominação composta de duas ou mais palavras. Se a sigla tiver até três letras ou se todas as letras tiverem um significado independente, todas devem ser escritas com letra maiúscula (CEP – Código de Endereçamento Postal). Caso a sigla possua mais de três letras, somente a inicial deverá ser grafada em letra maiúscula (Detran – Departamento Estadual de Trânsito).

Para os trabalhos submetidos à revista PGPU, aconselha-se a evitar o uso de abreviações e abreviaturas, a menos que seu uso já esteja consolidado no vernáculo comum, preferindo-se a forma completa da palavra.

Já os acrônimos e as siglas devem vir obrigatoriamente entre parênteses e precedidos de seu significado completo quando usados pela primeira vez no texto. Por exemplo, revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU)

IlustraçõesAs ilustrações compreendem quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas e outros. Sua apresentação no texto deve conter um título, disposto na parte superior, precedido da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em letra tamanho 10, sem negrito, espaçamento simples, centralizado. A parte inferior deve conter a fonte de onde foi extraída (autor e ano). Quando a ilustração for elaborada pelo autor do trabalho, a fonte deverá apresentada da seguinte forma: "O autor (Ano)". As ilustrações devem ser destacadas do texto pelo espaço de uma linha em branco acima e abaixo.

 

Exemplo:

Figura 1: Logotipo da revista PGPU

 [FIGURA]

Fonte: Site da Revista PGPU (2017)

 


Tabelas e quadrosSegundo a ABNT, NBR 14724:2011, a tabela é uma forma não discursiva de apresentar informações em que se destacam dados numéricos, devendo ser padronizada conforme as normas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na formatação das tabelas, as laterais não devem ser fechadas, restringindo-se o uso de linhas apenas para a separação de topo, centro e rodapé. 

Assim com a tabela, o quadro também é uma forma não discursiva de apresentar informações, no entanto, deve ser utilizado para apresentar dados não númericos. Outra diferença em relação à tabela diz respeito à apresentação. No quadro as informações devem ser dispostas em colunas e linhas fechadas com traços horizontais e verticais. 

Tabelas e quadros devem ser apresentados no texto com um título, disposto na parte superior, precedido da palavra designativa, seguida de seu número de ordem, em letra tamanho 10, sem negrito, espaçamento simples, centralizado. A parte inferior deve conter a fonte de onde foi extraída (autor e ano).

Quando uma tabela ou quadro for elaborado pelo autor do trabalho, a fonte deverá apresentada da seguinte forma: "O autor (Ano)".

Devem ainda ser destacados do texto pelo espaço de uma linha em branco acima e abaixo.

Caso a tabela ou quadro ocupe mais de uma página, orienta-se a inserção o termo "(continua)" no final da primeira página ocupada, repetindo na página seguinte o título da tabela ou quadro, seguido do termo "(continuação)". No final da tabela ou quadro, inserir o termo "(conclusão)".

Nunca se deve terminar uma seção com tabelas ou ilustrações. Procure estabelecer uma conclusão do que foi apresentado e uma introdução à seção seguinte.

Notas de rodapéAs notas de rodapé podem ser usadas como notas explicativas ou de referência, aconselhando-se uso restrito ao mínimo necessário. Devem ser separadas do texto por um espaço simples de entrelinha e um filete de 3 cm a partir da margem esquerda e apresentar a formatação Times New Roman, 10 pts., justificado, espaçamento simples.

ReferênciasAs referências devem conter exclusivamente textos mencionados no trabalho. Trabalhos submetidos às seções Artigo Científico e Relato de Experiência devem conter, no mínimo, cinco referências, podendo incluir obras, artigos científicos e documentos oficiais.

As referências devem seguir à seguinte formatação: Times New Roman, 12 pts., alinhamento à esquerda, espaçamento simples e espaço de uma linha entre as obras referenciadas.

Abaixo encontram-se os principais exemplos de referências bibliográficas. Em caso de dúvida, sugere-se a consulta das normas da ABNT relativas à elaboração de referências (NBR 6023:2002).

  • Livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros)

 GOMES, L. G. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

  •  Capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni; SCHMIDT, Jean-Claude (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

  •  Artigo/matéria de publicação eletrônica

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

  •  Artigo/matéria de jornal

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

  •  Artigo/matéria de jornal em meio eletrônico

SILVA, I. G. da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_> . Acesso em: 19 set. 1998.

  •  Evento

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 20., 1997, Poços de Caldas. Química: academia, indústria, sociedade: livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1997

  •  Evento em meio eletrônico

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

  •  Trabalho apresentado em evento

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

  •  Trabalho apresentado em evento eletrônico

SABROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. Mesa redonda. Disponível em: <http://www.abrasco.com.br/eprio98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.

AgradecimentosCaso o(s) autor(es) deseje(m) inserir agradecimentos a terceiros que, de alguma forma, contribuíram para a elaboração do trabalho, o mesmo deve ser enviado como documento suplementar no momento da submissão, estando limitado a dois parágrafos.

Em nenhuma hipótese os agradecimentos poderão ser inseridos no trabalho, passível de indeferimento.

Apêndices e anexosO apêndice equivale ao espaço para inserção de questionários, documentos e/ou outros textos complementares ao trabalho concebidos e elaborados pelo(s) próprio(s) autor(es).

Já o anexo corresponde ao espaço dedicado a inserção de material complementar concebido e elaborado por terceiros.

Em caso de inserção de mais de um apêndice ou anexo, estes devem ser discriminados com letra maiúscula. Exemplo: APÊNDICE A, APÊNDICE B, APÊNDICE C, ANEXO A, ANEXO B, ANEXO C.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita*, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    *Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, tais como congressos, seminários, simpósios ou similares, no prazo máximo de 5 anos, são considerados inéditos. A Revista PGPU estimula os autores desses trabalhos a formatá-los no padrão da seção pretendida e submetê-los para avaliação.

  2. O trabalho tem, no máximo, 5 autores.
  3. O documento enviado encontra-se sem a identificação do(s) autor(es), tanto no texto como nas propriedades do arquivo.
  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  5. TODOS os metadados da submissão foram devidamente preenchidos.
  6. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  7. O texto segue a formatação e as normas da ABNT descritas em NORMAS PARA PUBLICAÇÃO/DIRETRIZES PARA AUTORES.
  8. Em caso de submissão a uma seção sujeita à avaliação pelos pares ("Artigo Científico" e "Relato de Experiência"), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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