Sobre a Revista

Foco e Escopo

MISSÃO. A Revista PGPU é uma plataforma de acesso livre e irrestrito voltada para a divulgação de análises, reflexões e resultados de trabalhos de gestores, pesquisadores, docentes, discentes, técnicos administrativos em educação (ativos e aposentados) e trabalhadores terceirizados das instituições públicas de ensino superior de todo o país, tendo como temática a área de Gestão Pública Universitária, em seus mais variados enfoques. Prioriza a publicação de trabalhos que contenham técnicos entre seus autores.

FOCO. Visa a compartilhar inovações, soluções e saberes sobre Gestão Pública Universitária; estimular e desenvolver o intercâmbio de ideias entre seu público-alvo e a sociedade em geral; e contribuir para a produção, socialização do conhecimento e debate nacional sobre a temática.

ESCOPO. Publica em seis seções: Editorial, Artigo Científico, Relato de Experiência, Entrevista, Vivências em Gestão e Resenha. A critério do Conselho Editorial, a Revista PGPU poderá realizar ainda chamadas para submissão de trabalhos sobre uma temática específica, a serem publicados na forma de Dossiês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista PGPU são inicialmente encaminhados à revisão de admissão (desk review) para análise prévia pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial, à missão e aos objetivos do periódico e o atendimento às condições para a submissão de trabalho.

Em caso de aprovação pelo desk review, as submissões às seções Artigo Científico, Relato de Experiência e Resenha são encaminhadas para o processo de avaliação cega pelos pares realizada por dois pareceristas, membros da Comissão Científica da Revista (double blind peer review).

Havendo controvérsia entre as avaliações do double blind peer review, o Editor competente envia o trabalho para um terceiro parecerista.

Em casos específicos, devido à complexidade do tema, o Conselho Editorial poderá convidar pareceristas ad hoc para o processo de avaliação cega pelos pares.

As submissões às seções Entrevista e Vivências em Gestão são publicadas a critério do Conselho Editorial após avaliação que inclui a qualidade do texto e a contribuição para o avanço da área temática.

 

Periodicidade

A Revista Práticas em Gestão Pública Universitária é um periódico semestral, tendo junho e dezembro como meses de referência para publicação.

Política de Acesso Livre

Seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, a Revista PGPU oferece a submissão, a publicação e o acesso livre e imediato a seu conteúdo sem qualquer cobrança de taxas.