Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CODEX – Revista de Estudos Clássicos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Codex destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Estudos Clássicos. A revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A Codex é semestral e contempla textos de demanda contínua. Por decisão do Conselho Editorial, poderão ser publicados dossiês em seus números. A revista é organizada em sessões de artigos (de demanda contínua e, ocasionalmente, de dossiês), traduções e resenhas. O processo de submissão e avaliação de trabalhos encaminhados à Codex é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Não é cobrada taxa para submissão e publicação de artigos. 

1. A Codex - Revista de Estudos Clássicos recebe:

a) artigos originais e inéditos, referentes à área de Estudos Clássicos, que se encaixem no perfil editorial da revista.

b) traduções de textos antigos, mormente de textos gregos e latinos, preferencialmente acompanhados do texto original digitado (o texto grego deve ser digitado em fonte New Athena Unicode);

c) resenhas de livros ou artigos referentes aos Estudos Clássicos (essa produção deverá ser sobre uma obra publicada nos últimos cinco anos ou um relançamento de algum clássico da área).

2. Poderão submeter artigos, traduções e resenhas:

a) Mestrandos, mestres, doutorandos e doutores – não necessitam de coautoria;

b) Graduandos e graduados – desde que em coautoria com doutor, em situação de orientação científica.

3. Os trabalhos deverão ser escritos em português, espanhol, italiano, francês ou inglês.

4. Os trabalhos deverão ser submetidos eletronicamente no site da Codex (para um passo a passo do processo de submissão, clique aqui). A revista os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. As submissões serão encaminhadas, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores (para saber mais sobre o processo de avaliação por pares, clique aqui).

5. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento 1,5. Se possuir figura, tabela ou quadros, os mesmos deverão vir anexadas junto ao texto no arquivo, em formato JPEG ou PNG, com largura máxima de 12 cm e altura máxima de 18 cm.

6. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso, no formulário de metadados (passo 3 do processo de submissão), preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar e-mail para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional (sem abreviaturas), função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo LattesOs autores devem obrigatoriamente informar seu identificador digital ORCID (para saber mais sobre o Orcid, clique aqui).

7. As referências bibliográficas devem, além de constar no manuscrito, ser copiadas e coladas no campo intitulado Referência no formulário de metadados (passo 3 do processo de submissão).

ATENÇÃO!

- Em caso de discentes pós-graduandos de Instituições de Ensino Superior, incluir nome do orientador. Não serão aceitas submissões de alunos especiais de cursos de pós-graduação.

- Em caso de discentes de graduação de Instituições de Ensino Superior, o trabalho deverá, obrigatoriamente, ser submetido em coautoria com o orientador. Não serão aceitas submissões de graduandos que não sejam em coautoria com o orientador.

8. Cada artigo deverá conter:

a) um título na língua na qual foi redigido e em inglês. Por exemplo, se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês;

b) um resumo entre 150 a 250 palavras, na língua na qual o artigo foi redigido e em inglês (abstract);

c) três a cinco palavras-chave na língua na qual o artigo foi redigido e em inglês.

d) referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT. (Clique aqui para saber mais)

Atenção! Não deve haver indicação de autoria no arquivo submetido ao sistema. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

9. URLs para as referências devem ser informadas quando necessário.

10. Deve-se empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e aspas (" ") para citações de até 3 linhas. Em caso de citações em latim, deve-se utilizar itálico sem aspas.  Em caso de citações que ultrapassem as 4 linhas, utilizar citação fora do corpo do texto. Em caso de citações em grego, utilizar a fonte New Athena Unicode.

11. As citações devem seguir as normas da ABNT. Clique aqui para saber mais.

12. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

13. A revisão ortográfica e gramatical, em português e em inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Preenchimento integral dos metadados solicitados no Passo 3 do processo de submissão online do artigo (tais como link para o Lattes, número Orcid, e-mail a ser divulgado, referências bibliográficas em campo próprio, entre outros).
  3. O artigo contém:

    - título na língua da submissão e traduzido para inglês;  

    - resumo e abstract;

    - palavras-chave na língua da submissão e traduzidas para inglês.

  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. O texto submetido atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics): texto do Código em inglês ou sua tradução para o português.
 

Declaração de Direito Autoral

A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.